Saiba por que toda empresa deve optar por uma solução completa de energia solar – e entenda os impactos que a energia limpa tem no seu negócio
Os projetos da Elysia já mostram o exemplo de centenas de empresas que investiram em energia solar e já colhem resultados robustos – economicamente e ambientalmente falando. Com a Elysia, porém, há um diferencial que se destaca: trata-se de uma entrega de solução completa – o que envolve projeto, homologação, instalação e monitoramento do sistema fotovoltaico.
Para uma empresa, seja qual for o setor de atuação, a aquisição de um pacote completo é fundamental. Por vários motivos, mas o principal deles é a segurança de que todo o processo será feito de forma profissional e qualificada, com selo de excelência que todos os projetos da Elysia possuem. Além disso, cada etapa do processo até a entrada em funcionamento exige uma série de competências que só a equipe da Elysia – com larga experiência – pode oferecer.
Dito isso, vamos conhecer as vantagens e os benefícios – e são muitos – que uma empresa tem ao escolher a geração de uma energia limpa e renovável?
Retorno de investimento cada vez mais rápido
No primeiro mês após a instalação do sistema, a queda no valor da conta de luz já é percebida. Isso porque a empresa irá produzir sua própria energia. O investimento na instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica tem retornado, em média, em cerca de 3 anos. E a vida útil dos painéis de captação é de pelo menos 25 anos. Ou seja: o empreendimento pode gerar energia limpa, sem custo, por mais de 20 anos.
Hoje, no mercado, são poucos os investimentos que superam a rentabilidade da energia solar. O sistema fotovoltaico ainda tem um diferencial: ele vai além da vantagem financeira. O aumento do valor patrimonial e o retorno no aumento da reputação da empresa são vantagens que impulsionam ainda mais a rentabilidade do investimento em energia solar.
Independência, proteção contra inflação energética e reputação em alta
Com a energia solar, a empresa torna-se autossuficiente em produção energética. Isso quer dizer que a própria empresa gera 100% da demanda de energia elétrica de um forma limpa, sem agredir os recursos naturais do planeta. A tão almejada autossuficiência tem impacto econômico, uma vez que a empresa fica protegida de novos aumentos da tarifa de energia elétrica.
Levantar a bandeira verde é uma conquista importante para a empresa. Demonstrar, de forma prática, uma preocupação com a preservação ambiental é uma ação cada vez mais exigida A instalação de um sistema fotovoltaico no empreendimento comercial valoriza a marca, que fica diretamente associada à sustentabilidade ambiental. Trata-se de uma elevação da reputação do negócio perante todos os players.
Facilidade de instalação
Os módulos de energia solar são instalados de maneira eficiente, e levam, em média, poucos dias para serem colocados. Uma instalação qualificada e bem planejada, inclusive, não interfere na rotina da empresa. Uma dúvida frequente dos empresários(as) é se a empresa perde a opção de gerar energia elétrica tradicional. A resposta é não: o imóvel comercial continua utlizando a energia tradicional.
E ainda há a opção de reverter em crédito financeiro uma eventual geração excedente de energia. Caso produza mais energia solar do que a demanda do negócio, há duas opções: utilizar a sobra em outro imóvel (com o mesmo CNPJ) ou gerar crédito, que pode ser abatido nas próximas faturas de energia elétrica.
Com a Elysia, todos os clientes podem acompanhar em tempo real a efetividade e o funcionamento do seu sistema fotovoltaico. Tudo por meio de um aplicativo instalado no celular ou computador.
É preciso mirar o consumidor consciente
Não é exagero afirmar que nenhuma empresa irá sobreviver sem uma adaptação ao chamado consumismo consciente. Mesmo sendo um fenômeno relativamente recente, o consumo racional, que leva em consideração fatores que vão além do produto em si, já alcançou patamares que podem impactar diretamente na maneira de administrar um negócio. Portanto, a empresa que não adotar ações transparentes na questão ambiental e na forma de produção vai ficar para trás – e corre o risco de não sobreviver.
Um consumidor consciente, em poucas palavras, é alguém que olha além do rótulo. São pessoas que querem saber mais sobre a empresa da qual estão comprando. Quando você compra algo de uma empresa, você está, essencialmente, financiando uma empresa para continuar fazendo o que ela está fazendo. Então, você gosta do que a empresa está fazendo? Essa é a pergunta que um consumidor consciente se faz – e, depois, faz pesquisas para descobrir a cadeia de produção de um item.
De acordo com a pesquisa divulgada pela consultoria Nielsen, o consumidor brasileiro passou a adotar uma relação muito mais holística com a saúde e o meio ambiente, o que vem sendo refletido nas estratégias de marketing e nas vendas da indústria e do varejo brasileiro Segundo o estudo da consultoria, intitulado Estilos de Vida, o meio ambiente já aparece como uma das 10 principais preocupações do brasileiro, ficando atrás apenas da violência, serviços públicos, aumento no custo de vida, educação e economia. 73% dos consumidores considerados saudáveis afirmam que gastariam mais com marcas que se preocupam com o meio ambiente.
Opções de financiamento não faltam
Hoje, a energia solar é uma tecnologia acessível para diversos públicos. E não só pelo fato de os valores dos insumos terem caído. Isso ocorreu porque diversas instituições financeiras criaram novas linhas de crédito para realizar o sonho da geração de energia renovável.
Inclusive, produzimos uma série especial sobre as opções de financiamento disponíveis no mercado. Nela, apresentamos diversas alternativas atraentes de financiamento, linhas de crédito que podem tornar realidade a sua vontade de atingir a independência energética. É importante ressaltar que as condições podem mudar de acordo com o perfil do cliente. O que apresentamos é uma média dos valores da negociação. Para aprofundar as informações, consulte a equipe comercial da Elysia.