Já imaginou ficar livre dos aumentos na conta de luz?

A energia solar, entre diversas vantagens, protege o consumidor da inflação energética e pode reduzir a conta de luz em até 95%

O investimento em energia solar traz ao consumidor uma gama extensa de vantagens – diretas e indiretas – para o imóvel. Neste arcabouço de benefícios, talvez um dos mais importantes seja a proteção contra os aumentos na conta de energia elétrica – o que denominamos de inflação energética. 

No Brasil, o reajuste tarifário é uma dor de cabeça para 10 a cada 10 empreendedores. O país, infelizmente, é um dos que mais incide tributos sobre a conta de luz – o que nos coloca na quarta posição neste ranking mundial, de acordo com pesquisa da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro. Os aumentos vêm de todos os lados – a nível federal e estadual.

Vamos citar um exemplo atual, para ilustrar o tamanho deste problema no Brasil. Por conta da crise do novo coronavírus, o governo federal contraiu uma dívida de mais de R$ 200 bilhões com as concessionárias. Esta cifra será repassada para os consumidores, em forma de aumento, nos próximos seis anos. Isso significa que, além dos reajustes anuais, a conta de luz terá essa elevação extra, já anunciada pelo governo federal.

Qual a forma de se proteger? Investindo em energia solar  

Mas temos uma boa notícia em meio a este mar de incertezas. É possível ficar imune a estes aumentos e ter uma previsibilidade de gasto com a energia elétrica. E a energia solar faz parte desta solução. Com a aquisição de sistema fotovoltaico, o imóvel torna-se independente na geração de energia. A autossuficiência faz com que a conta de luz possa atingir o custo da tarifa mínima – em alguns casos, o valor gira em torno de R$ 50. Quanto antes for realizado o investimento, maior será a economia. Por isso, a hora de investir é sempre agora.

Para uma empresa, não há melhor alternativa do que investir em energia solar. A redução do custo é instantânea – já é percebida na primeira conta de luz após a entrada em funcionamento do sistema. Nos moldes de regulação atual, o retorno do investimento está calculado em cerca de 4,5 anos (em muitos casos, é prazo é ainda menor). Trata-se de um sistema que tem durabilidade mínima, em plena operação, de 25 anos. Agora, imagine o seu negócio totalmente livre de aumentos na conta de luz por 20 anos – tendo que pagar somente a taxa mínima?

O bolso agradece, mas o meio ambiente também ficará eternamente grato. Com a energia solar, o imóvel passa a ter como fonte uma energia limpa e renovável, que não agride os recursos naturais do planeta. A fonte é pura: simplesmente a luminosidade solar – o que o planeta nos oferece em abundância. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Aumento na conta de luz dos gaúchos - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

,

Quase 3 milhões de consumidores terão aumento na conta de luz no Rio Grande do Sul

Continue lendo
Sistema fotovoltaico residencial no RS - Elysia energia solar Vale dos Sinos

,

5 perguntas que devem ser respondidas antes da escolha pela empresa de energia solar

Continue lendo

, ,

Já imaginou ficar livre dos aumentos na conta de luz?

Continue lendo

, ,

As 4 respostas mais procuradas por empresas que querem adotar energia solar

Continue lendo