Empresa com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico comercial Porto Alegre

Como a energia solar pode aumentar o valor de seu imóvel comercial?

Publicado em de de

Relatórios de consultorias confirmam que investimento em energia solar tem o potencial de aumentar o preço de venda de um imóvel comercial

Listar os diversos benefícios da energia solar comercial para as empresas é uma tarefa que, aqui no blog da Elysia, cumprimos à risca. O impacto da geração de energia limpa no valor do imóvel é um excelente exemplo. E, se o aumento do valor da propriedade é um fator importante para uma empresa no momento de investir em um sistema fotovoltaico, este texto pode ajudar.

Para começar, vamos dar uma olhada rápida nas instalações solares residenciais – portanto, não comerciais. Um estudo realizado pela Consultoria Zillow indicou que casas com painéis solares vendem por 4,1% mais do que casas semelhantes, mas sem energia solar. 

Para o setor comercial, alguns relatórios de consultorias indicam uma correlação semelhante para avaliações de propriedades comerciais. A conclusão geral é aparente: adicionar energia solar tem o potencial de aumentar o preço de venda de um imóvel comercial. Mas o tamanho do impacto no valor da propriedade depende, em grande parte, da resposta a cada uma das seguintes perguntas:

A empresa que instala energia solar é proprietária do imóvel comercial? 

Certamente, o maior valor potencial agregado ocorre quando a empresa que adota a energia solar comercial é proprietária do local e do equipamento solar que está sendo instalado. A compra do sistema fotovoltaico dá aos proprietários acesso à redução de despesas com energia e potencial para reivindicar créditos de energia renovável. O aumento do valor da propriedade comercial também faz parte dessa lista de benefícios.

Como uma propriedade alugada oferece os benefícios da energia solar? 

Muitas empresas alugam suas instalações comerciais, mas isso não significa que não possam se beneficiar também. A maioria dos custos da propriedade (por exemplo, seguro, imposto sobre a propriedade, serviços públicos) são pagos pelo locatário (ou chegam para eles na forma de aluguel mais alto). A instalação de energia solar comercial poderia reduzir os custos de energia que o locatário teria de pagar – e permitir que eles se beneficiassem da percepção pública positiva por ter energia solar em seu local.

Qual é o valor agregado para os proprietários que fornecem energia solar para os inquilinos? 

Os inquilinos, pagando contas de eletricidade mais baixas, podem ficar mais satisfeitos e dispostos a ficar mais tempo, reduzindo o tempo e as despesas para encontrar novos inquilinos. Propriedades com instalação solar também podem se beneficiar do número crescente de organizações que levam a responsabilidade social corporativa mais a sério.

Existem outros benefícios com impacto indireto no valor da propriedade? 

Existem outras diversas vantagens. Mas vamos citar uma que poucos empreendedores ainda percebem. Os painéis solares são um convite para consumidores conscientes, um público cada vez mais presente no mercado de consumo. 

Além de melhorar a imagem pública, um sistema de energia solar oferece todos os benefícios e economia de custos de se tornar ecológico, ao mesmo tempo em que atualiza a aparência física de um edifício. Em geral, propriedades de melhor aparência geram valores de propriedade maiores.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo
Energia solar comercial Rio Grande - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Como a energia solar impulsiona a abordagem ESG e atrai consumidores?

Continue lendo
Carport - Garagem solar - Energia fotovoltaica Elysia Rio Grande do Sul

,

Carport solar: conheça a solução que transforma sua garagem em local de produção de energia limpa

Continue lendo
Empresa de Porto Alegre com energia fotovoltaica - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

Trajetória de preços da energia solar mostra que 2023 é o ano ideal para investir

Continue lendo