Qual a valorização de um imóvel com sistema de energia solar?

Publicado em de de

A geração de energia solar no Brasil ainda é uma novidade. Em 2012, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) liberou uma portaria na qual legaliza a instalação de sistemas residências de geração de energia por meio da luz solar. De lá para cá, o número de casas geradoras da própria energia de forma sustentável só vem aumentando no país. No último balanço divulgado pela agência, já são quase 6 mil casas com sistema de energia solar instalado e em funcionamento.

Conta de luz quase zerada atrai investidores

Um dos motivos pelo qual as pessoas vêm procurando informações sobre os sistemas fotovoltaicos é a valorização que o imóvel atinge quando dispõe deste selo “verde”. Para você que procura um imóvel, uma pergunta: entre uma casa que tem um conta de luz quase zerada e outra que exige um gasto alto com energia, qual você escolheria? Dificilmente alguém, escolherá a segunda opção.

Pesquisas recentes mostram que o imóvel sustentável pode ser valorizado em até 30%, em especial por conta do crescimento contínuo da procura por casas que estejam em comunhão com o meio-ambiente.

Segundo uma pesquisa realizada pelo Laboratório Nacional Lawrence Berkeley, patrocinada pelo Departamento de Energia dos EUA, casas com sistema de energia solar têm uma valorização do imóvel de 3% a 6%. O estudo mostrou que os compradores estavam dispostos a pagar, em média, R$ 40 mil a mais por casas que tenham um sistema fotovoltaico instalado.

De acordo com a SunPower, empresa de pesquisa de tendência dos EUA, a valorização tem alcançado 8% nos últimos negócios imobiliários.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia fotovoltaica comercial - Elysia energia solar Porto Alegre

,

Energia solar para empresas: conheça seis projetos da Elysia que mudaram a realidade financeira dos negócios

Continue lendo
Empresa com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico comercial Porto Alegre

,

Energia solar para empresas: redução de até 95% na energia elétrica e proteção contra aumentos

Continue lendo
Energia solar empresarial - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Energia solar para empresas: mirar a satisfação de consumidores conscientes é fundamental

Continue lendo
Janelas e portas antigas, por exemplo, são os principais contribuintes para o alto consumo de energia e, portanto, o aumento das contas. Você deve garantir que tenha janelas e portas adequadas e isolar adequadamente outros espaços da casa, como o porão e o sótão. 7 - Fiação defeituosa Outra coisa que pode estar causando as elevadas contas de eletricidade é o sistema de fiação do imóvel estar com problemas. Se os fios defeituosos entrarem em contato com objetos condutores ou outros fios, eles podem aquecer e causar consumo de energia. Isso pode fazer com que você pague contas mensais altas sem saber exatamente o que está errado. A fiação defeituosa não é ruim somente para gerar contas de luz altas, mas também perigosa quando tocada. Se houver fios desencapados em sua casa, eles podem causar mais danos do que o imaginado. Portanto, é aconselhável fazer uma revisão elétrica do seu imóvel rotineiramente. 8 - Aparelhos com defeito Se suas contas mensais de energia aumentarem repentinamente, sem nenhuma explicação, é necessário verificar se os aparelhos em sua casa estão em boas condições. Os aparelhos que consomem quantidades significativas de energia podem incluir uma máquina de lavar, secadoras e lava-louças. Portanto, é aconselhável fazer a manutenção adequada de alguns desses aparelhos. Um aparelho com defeito pode facilmente causar choque ou incêndio, o que pode ser ainda mais caro. Se você notar alguma falha em qualquer dispositivo ou suspeitar que está usando muito mais energia do que antes, é prudente chamar um especialista.

,

6 maneiras de seu imóvel ter maior eficiência energética

Continue lendo