Forbes - Elysia energia solar POA

Projeções de elevados aumentos na tarifa de energia elétrica antecipam investimento em energia solar

Publicado em de de

Proteção contra novos reajustes, maior previsibilidade no custo com energia elétrica e ganho de competitividade estão no topo da lista de vantagens da energia fotovoltaica

Uma série de fatores são colocados à mesa quando é feito o debate sobre o investimento em energia solar. Entram na pauta os impactos financeiros e ambientais – todos eles altamente positivos e que aceleram ainda mais o retorno do investimento. De um tempo para cá, no entanto, um ponto tornou-se determinante na tomada de decisão: o alto custo com energia elétrica e as projeções de aumentos contínuos na tarifa brasileira, com taxas muito acima da inflação.

Não há dúvida, portanto. As estimativas assustadoras dos reajustes na tarifa de energia elétrica estão fazendo com que, especialmente as empresas, acelerem o processo de adoção da energia solar. E a explicação é simples: a geração de uma energia limpa imuniza os negócios dos aumentos na conta de luz. As projeções de aumento deixam de ser uma preocupação – e entra em campo um elevado grau de competitividade e maior previsibilidade no custos com energia.

Quem confirma essa tendência de antecipação do investimento é o empresário Paulo Cardoso, que está à frente da Clínica Geriátrica Novo Lar. Com solução completa da Elysia, a sede do bairro Moinhos de Vento recebeu recentemente a instalação de um sistema fotovoltaico com capacidade de atender a mais de 50% da demanda de energia da hospedagem. Para ele, as projeções assustadoras de reajuste na conta de luz foram determinantes na opção pela energia solar. ¨A conta de luz era muito alta. E sabemos que a tendência é de que os aumentos, daqui pŕa frente, sejam ainda maiores. Com esse investimento, reduzimos nosso custo fixo e ainda geramos uma energia limpa, que contribui para a preservação ambiental¨, explica Cardoso.

Impacto imediato e projeção de instalação em outras sedes

O rápido resultado da otimista previsão de economia – que deve chegar a mais de R$ 11 mil, apenas no primeiro ano – já faz com que a Novo Lar projete, para mais adiante, a instalação de energia solar também nas outras duas sedes, que ficam em Porto Alegre. Também no futuro, a ideia é construir uma estrutura de reaproveitamento da água da chuva, outra ação de impacto ambiental que faz parte do plano da casa de idosos.

O sistema fotovoltaico instalado e projetado pela Elysia opera a partir da interligação entre os painéis solares e o inversor solar. Ao todo, são 17 módulos fotovoltaicos, responsáveis pela captação da luminosidade solar. O funcionamento do conjunto de equipamentos transforma a luz solar na geração de 896 kWh/mês, na média anual. Uma produção de energia totalmente limpa, o que permite uma redução de mais de 4.000 kg de CO2 na atmosfera.   

Projeções de aumento na tarifa de energia elétrica em 2021

As tarifas residenciais de energia elétrica deverão ter um aumento médio de 14,5% em 2021. A projeção é da TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao setor elétrico, por meio do Serviço para Estimativa de Tarifas de Energia (SETE), que considera dados de todas as 53 distribuidoras do país, além de sete permissionárias.

O reajuste anual das distribuidoras terá impacto da chamada “conta-covid”. Na prática, são os custos de empréstimos da ordem de R$ 15,3 bilhões feitos às distribuidoras em 2020, para conseguir pagar a energia contratada junto às geradoras. As companhias que fornecem energia elétrica às residências foram muito impactadas pela pandemia de Covid-19. Isso porque o isolamento social gerou uma diminuição drástica do consumo de energia pelos setores de comércio, serviço e indústria.

A sobreoferta ocorre porque, para garantir que não falte energia elétrica para ninguém, as distribuidoras compram o produto com antecedência. Elas fazem esse cálculo com base no que a população normalmente consome e também projetam o quanto isso pode aumentar no futuro. Com a queda inesperada do consumo, as distribuidoras deixaram de entregar toda a energia contratada aos consumidores e, consequentemente, de serem pagas por isso. Mesmo assim, elas têm de pagar para as companhias geradoras os valores originalmente acordados. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar em cervejaria de Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico em empresas

, ,

5 empresas que investiram em energia solar e estão livres dos aumentos na conta de luz

Continue lendo
Residência com energia solar Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico

,

Energia solar em residências cresce 2.000% no Brasil nos últimos três anos

Continue lendo

,

Projeto que inclui aquisição de energia solar no financiamento do imóvel passa no Senado

Continue lendo
Energia solar agronegócio - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar é a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental para o agronegócio

Continue lendo