Na sede do bairro Moinhos de Vento, clínica geriátrica Novo Lar passa a gerar energia solar com entrega de solução completa da Elysia
A Clínica Geriátrica Novo Lar, com sede no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, inaugurou recentemente seu próprio sistema de energia solar fotovoltaica. Com foco na economia financeira e na preservação ambiental, o lar de idosos, que cumpre um papel social de protagonismo pelo serviço que oferece, agora opera com um sistema fotovoltaico que atende a mais da metade do consumo do imóvel.
A energia solar, segundo Paulo Cardoso, diretor da Novo Lar, era um sonho que vinha se aproximando da realidade à medida que o investimento se mostrava inadiável. Com a perspectiva de retorno rápido devido à expectativa de uma tarifa de energia elétrica cada vez mais alta, Cardoso decidiu não esperar mais.
¨A conta de luz era muito alta. E sabemos que a tendência é de que os aumentos, daqui pŕa frente, sejam ainda maiores. Com esse investimento, reduzimos nosso custo fixo e ainda geramos uma energia limpa, que contribui para a preservação ambiental¨, explica Cardoso.
Objetivo é gerar energia solar em outras sedes e reaproveitar água da chuva
O rápido resultado e a otimista previsão de economia já faz com que a Novo Lar projete, para mais adiante, a instalação de energia solar também nas outras duas sedes, que ficam em Porto Alegre. Também no futuro, a ideia é construir uma estrutura de reaproveitamento da água da chuva, outra ação de impacto ambiental que faz parte do plano da casa de idosos.
O sistema fotovoltaico instalado e projetado pela Elysia opera a partir da interligação entre os painéis solares e o inversor solar. Ao todo, são 17 módulos fotovoltaicos, responsáveis pela captação da luminosidade solar. O funcionamento do conjunto de equipamentos transforma a luz solar na geração de 896 kWh/mês, na média anual. Uma produção de energia totalmente limpa, o que permite uma redução de mais de 4.000 kg de CO2 na atmosfera.
Para o caixa da casa de hospedagem assistida, também há um impacto significativo. De acordo com a projeção dos técnicos da Elysia, a Novo Lar deve economizar quase R$ 11 mil em apenas um ano. Com a estimativa, o tempo de retorno do investimento deve ocorrer em cerca de três anos – o que confirma a energia solar como um dos mais atraentes ativos do mercado no momento.
Clínica geriátrica fica protegida de novos aumentos
Vale ressaltar que o lar de idosos, com o uso de energia solar, fica protegido de novos aumentos na conta de energia elétrica. A proteção contra a inflação energética, além de ser um acelerador do retorno do investimento, dá maior previsibilidade orçamentário à clínica geriátrica. Isso permite que o lar de idosos possa colocar em prática novos investimentos para fortalecer o trabalho de cuidado com os moradores da casa.
Fundada em 1994, a Novo Lar foi idealizada para proporcionar conforto, tranquilidade e a melhor qualidade de vida na terceira idade. O local é fruto da visão empreendedora de seus sócios, cuja experiência técnica e administrativa de mais de 40 anos na área da saúde e hospitalar tornaram-se fonte principal de seriedade e transparência.
A casa tem como compromisso dar suporte integral ao idoso e sua família, com muito carinho e respeito. Combinando hotelaria e assistência médica e de enfermagem 24h por dia, funcionando como clínica geriátrica e casa de repouso, contam com uma equipe formada por profissionais dedicados e experientes.
Elysia é referência
Com cinco anos de atuação na região sul do Brasil, responsável por projetos e instalações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Elysia é uma referência em energia solar. Com sede no bairro São João, em Porto Alegre, a empresa possui mais de 500 projetos finalizados. Os sistemas da Elysia já levaram uma economia de mais de R$ 7 milhões na conta de luz dos consumidores. Já são mais de 25.000 horas de instalação. A empresa se diferencia pela entrega de uma solução completa de energia solar, que envolve projeto, instalação, homologação e monitoramento do sistema.