Retorno do investimento em energia solar: saiba porque o sistema fotovoltaico é uma compra inadiável

Publicado em de de

Um dos investimento mais rentáveis do mercado, a energia solar traz retorno rápido, favorece o meio ambiente e ainda valoriza o imóvel 

A energia solar é um investimento inadiável – e por vários motivos. Desde pelo menos 2016, a escolha pela solução de energia solar vem sendo um dos investimentos mais rentáveis do mercado. Trata-se de uma compra de retorno fixo e crescente – diferente dos investimentos variáveis – em geral, de alto grau de risco devido à instabilidade do mercado. Além disso, as projeções de geração de energia dependem unicamente de condições climáticas, que podem ser previstas com base em médias históricas. Portanto, além de altamente rentável, o investimento em energia solar é seguro.

Como funciona a energia solar?

São vários os fatores que interferem no tempo de retorno do investimento (o que também chamamos de payback). Com base em uma média, porém, já é possível estimar que o retorno do investimento para sistemas fotovoltaicos residenciais está em torno de 5 anos. Para sistemas comerciais, industriais, escolares, o tempo é ainda menor: cerca de 3 anos e meio. A vida útil de um sistema é de funcionamento pleno por pelo menos 25 anos. Agora, pense: são cerca de 20 anos gerando energia limpa e obtendo retorno financeiro. 

Faça um orçamento gratuito

Com base em um levantamento da revista Exame, veja o comparativo do investimento em energia solar em relação a outras opções (dados de 2019):

InvestimentoRentabilidade
Energia solar24%
Tesouro IPCA+ 2024 (NTN-B Principal)18,46%
Tesouro Prefixado 2023 (LTN)16,49%
Fundos Multimercados Investimento no Exterior13,31%
Fundos Renda Fixa Indexados12,93%
Fundos Multimercados Livre11,72%
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2021 (NTN-F)9,75%
Fundos de Renda Fixa Investimento no Exterior8,52%
Fundos Cambiais8,14%
Tesouro Prefixado 2020 (LTN)6,53%
Tesouro Selic 2023 (LFT)6,09%
Tesouro Selic 2021 (LFT)5,91%
Fundos Renda Fixa Simples4,87%
Poupança3,95%

Dito isso, vamos entender os motivos que levam a energia solar a esse patamar de atratividade?

Vida útil superior ao tempo de retorno de investimento em energia solar

A durabilidade dos sistemas fotovoltaicos é grande – como já dissemos, possui uma vida útil de 25 anos, em média. O tempo de retorno de investimento é o período necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir daí, comece a dar lucro para o proprietário. Esse cálculo depende de variáveis como o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema de energia solar (kWh), considerando tarifas de energia (R$/kWh) que podem ser diferentes de uma região para outra.

Redução da conta de energia e recebimento de créditos

Quando os painéis solares estão instalados de forma integrada ao sistema elétrico da concessionária, a energia elétrica gerada que não for consumida poderá ser injetada na rede de distribuição e convertida em créditos. Esse crédito é compensado na próxima conta de energia, reduzindo o valor cobrado. Essa troca de energia constitui o sistema de compensação regulamentado pela ANEEL.

Proteção contra a inflação energética

A energia solar torna o imóvel o gerador da própria energia. Essa independência energética o protege de eventuais reajustes na tarifa de energia – a chamada inflação energética. Isto é: os consumidores não irão mais paga pelos aumentos na tarifa de energia. O Brasil é o 4ª país com a maior incidência de impostos sobre a conta de luz – e as projeções de elevação do custo energética não param de subir. Portanto, toda residência ou empresa que estiver protegida de novos aumentos está economizando para o futuro.

Valorização do imóvel com sistema de energia solar

O sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica é considerado uma melhoria no imóvel – uma adaptação aos novos tempos, que exigem soluções sustentáveis. Sendo um recurso arquitetônico moderno e ambientalmente correto, o sistema de energia solar contribui para a valorização do imóvel em até 8%.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia fotovoltaica comercial - Elysia energia solar Porto Alegre

,

Energia solar para empresas: conheça seis projetos da Elysia que mudaram a realidade financeira dos negócios

Continue lendo
Empresa com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico comercial Porto Alegre

,

Energia solar para empresas: redução de até 95% na energia elétrica e proteção contra aumentos

Continue lendo
Energia solar empresarial - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Energia solar para empresas: mirar a satisfação de consumidores conscientes é fundamental

Continue lendo
Janelas e portas antigas, por exemplo, são os principais contribuintes para o alto consumo de energia e, portanto, o aumento das contas. Você deve garantir que tenha janelas e portas adequadas e isolar adequadamente outros espaços da casa, como o porão e o sótão. 7 - Fiação defeituosa Outra coisa que pode estar causando as elevadas contas de eletricidade é o sistema de fiação do imóvel estar com problemas. Se os fios defeituosos entrarem em contato com objetos condutores ou outros fios, eles podem aquecer e causar consumo de energia. Isso pode fazer com que você pague contas mensais altas sem saber exatamente o que está errado. A fiação defeituosa não é ruim somente para gerar contas de luz altas, mas também perigosa quando tocada. Se houver fios desencapados em sua casa, eles podem causar mais danos do que o imaginado. Portanto, é aconselhável fazer uma revisão elétrica do seu imóvel rotineiramente. 8 - Aparelhos com defeito Se suas contas mensais de energia aumentarem repentinamente, sem nenhuma explicação, é necessário verificar se os aparelhos em sua casa estão em boas condições. Os aparelhos que consomem quantidades significativas de energia podem incluir uma máquina de lavar, secadoras e lava-louças. Portanto, é aconselhável fazer a manutenção adequada de alguns desses aparelhos. Um aparelho com defeito pode facilmente causar choque ou incêndio, o que pode ser ainda mais caro. Se você notar alguma falha em qualquer dispositivo ou suspeitar que está usando muito mais energia do que antes, é prudente chamar um especialista.

,

6 maneiras de seu imóvel ter maior eficiência energética

Continue lendo