Energia solar para empresas

Por que o outono é propício para a instalação de um sistema fotovoltaico na sua empresa?

Publicado em de de

O ótimo desempenho dos painéis solares e a antecipação ao inverno são argumentos favoráveis à aquisição de sistema fotovoltaico no outono

Chegou o outono e, com ele, a despedida do ar-condicionado (ao menos para quem mora mais ao sul do Brasil). Para as empresas com trabalho presencial, a refrigeração do ambiente corporativo é, sem dúvida, um dos maiores vilões do alto custo de energia elétrica. O adeus ao verão, portanto, é uma boa notícia para a planilha de gastos com energia.

Baixe agora o Guia Definitivo da Economia de Energia

Por outro lado, o outono já é um ensaio para o uso mais frequente dos aquecedores nos escritórios – ou, em alguns casos, do próprio ar-condicionado, mas no modo calor, especialmente naqueles dias de frio intenso. Além disso, há um maior consumo da iluminação, já que os dias começam a ficar mais curtos.

No inverno, consumo de energia nas empresas pode aumentar

Portanto, se por um lado a conta de luz tende a diminuir, por outro ela pode começar a subir. 

Isso significa dizer que o outono é apenas uma prévia do que virá no inverno, período em que o aquecimento do ambiente interno será mais do que necessário e as lâmpadas serão ainda mais exigidas.

Ou seja: o outono é um ótimo momento para instalar o sistema fotovoltaico na sua empresa. Além de ser um ótimo período para o rendimento dos painéis solares (sim, eles têm um rendimento melhor em temperaturas amenas), você estará com o sistema fotovoltaico em pleno funcionamento no inverno, período em que sua conta de luz pode ir nas alturas.

Veja outros motivos para investir em sistema fotovoltaico no outono:

Pronto para o inverno, primavera e verão

Com uma solução completa da Elysia, significa que você terá seu sistema solar fotovoltaico homologado a tempo de compensar as altas contas de energia elétrica associadas ao aumento do uso de aquecedores e das lâmpadas no inverno.

Além disso, você já pode iniciar sua geração de créditos de energia, que poderão ser abatidas das contas de luz na primavera e no verão.

Tempo de espera menor

Não há dúvida de que o período mais concorrido para instalação de sistema fotovoltaico ocorre na primavera e no verão. Isto é, o tempo de espera neste período pode ser um pouco mais alongado. Mas, caso você opte pelo investimento no outono, isso pode reduzir drasticamente o tempo de espera.

Dentro do prazo de retorno do investimento mais rápido

Caso decida investir em energia solar neste outono, você se encaixa dentro das regras antigas de geração distribuída. Na prática, significa dizer que você terá um retorno do investimento mais rápido. Hoje, estimado em 3 anos para sistemas comerciais e 4,5 anos para sistemas residenciais.

Temperaturas amenas são boas para as placas solares

O outono e o inverno reúnem dois fatores fundamentais para a boa eficiência das placas solares: radiação solar e temperaturas baixas ou amenas. Isso não significa que há maior produção energética do que no verão e na primavera, mas há uma geração considerável e suficiente para dar conta da demanda de vários portes de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais. Já publicamos, aqui neste blog, diversos conteúdos mostrando que painéis solares se adaptam melhor a temperaturas amenas, pois o calor em excesso tende a reduzir sua capacidade de gerar eletricidade.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo
ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo