Por que o inverno também pode ser um bom momento para comprar um sistema fotovoltaico

Publicado em de de

Ao contrário do que muitos pensam, o inverno também é um período de bom desempenho dos equipamentos fotovoltaicos e uma oportunidade para comprar um sistema fotovoltaico

Ao contrário do que muitos imaginam, os sistemas fotovoltaicos são capazes de manter um bom desempenho em dias mais curtos e frios – características marcantes do nosso inverno. Por conta de oferecer dias mais longos, o que amplia o tempo de luminosidade do sol, o verão, sem dúvida é o momento de maior produtividade do sistema. Mas engana-se quem pensa que no inverno ocorre o oposto. A eficiência dos painéis solares, fora do inverno pode ser igual – ou, até mesmo, maior – nos dias de temperaturas mais amenas.

Como funciona a energia solar? 

O outono e o inverno reúnem dois fatores fundamentais para a boa eficiência das placas solares: radiação solar e temperaturas baixas ou amenas. Isso não significa que há maior produção energética do que no verão e na primavera, mas há uma geração considerável e suficiente para dar conta da demanda de vários portes de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais. Já publicamos, aqui neste blog, diversos conteúdos mostrado que painéis solares adaptam melhor a temperaturas amenas, pois o calor em excesso tende a reduzir sua capacidade de gerar eletricidade.

Por conta da demanda, inverno é considerado um ótimo momento para comprar um sistema fotovoltaico

O período de inverno, portanto, por ter dias mais curtos, interfere na geração de energia fotovoltaica. Mas radiação solar, como já dissemos, também existe no inverno e em dias nublados – por isso, os painéis solares não deixam de produzir energia elétrica. O sistema fotovoltaico, para operar, não precisa de claro – e, sim, de luminosidade solar. Desde que haja luz, seu sistema irá convertê-la em energia renovável.

Faça um orçamento gratuito

Vale lembrar outra vantagem da compra de um sistema fotovoltaico no inverno. Realizando o projeto e instalação neste período, quando chegarem as estações de maior luminosidade – primavera e verão -, o sistema estará em pleno funcionamento, captando energia solar a 100% de sua capacidade.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo
Energia solar comercial Rio Grande - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Como a energia solar impulsiona a abordagem ESG e atrai consumidores?

Continue lendo