Por que o inverno também pode ser um bom momento para comprar um sistema fotovoltaico

Publicado em de de

Ao contrário do que muitos pensam, o inverno também é um período de bom desempenho dos equipamentos fotovoltaicos e uma oportunidade para comprar um sistema fotovoltaico

Ao contrário do que muitos imaginam, os sistemas fotovoltaicos são capazes de manter um bom desempenho em dias mais curtos e frios – características marcantes do nosso inverno. Por conta de oferecer dias mais longos, o que amplia o tempo de luminosidade do sol, o verão, sem dúvida é o momento de maior produtividade do sistema. Mas engana-se quem pensa que no inverno ocorre o oposto. A eficiência dos painéis solares, fora do inverno pode ser igual – ou, até mesmo, maior – nos dias de temperaturas mais amenas.

Como funciona a energia solar? 

O outono e o inverno reúnem dois fatores fundamentais para a boa eficiência das placas solares: radiação solar e temperaturas baixas ou amenas. Isso não significa que há maior produção energética do que no verão e na primavera, mas há uma geração considerável e suficiente para dar conta da demanda de vários portes de imóveis, tanto residenciais quanto comerciais. Já publicamos, aqui neste blog, diversos conteúdos mostrado que painéis solares adaptam melhor a temperaturas amenas, pois o calor em excesso tende a reduzir sua capacidade de gerar eletricidade.

Por conta da demanda, inverno é considerado um ótimo momento para comprar um sistema fotovoltaico

O período de inverno, portanto, por ter dias mais curtos, interfere na geração de energia fotovoltaica. Mas radiação solar, como já dissemos, também existe no inverno e em dias nublados – por isso, os painéis solares não deixam de produzir energia elétrica. O sistema fotovoltaico, para operar, não precisa de claro – e, sim, de luminosidade solar. Desde que haja luz, seu sistema irá convertê-la em energia renovável.

Faça um orçamento gratuito

Vale lembrar outra vantagem da compra de um sistema fotovoltaico no inverno. Realizando o projeto e instalação neste período, quando chegarem as estações de maior luminosidade – primavera e verão -, o sistema estará em pleno funcionamento, captando energia solar a 100% de sua capacidade.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia fotovoltaica comercial - Elysia energia solar Porto Alegre

,

Energia solar para empresas: conheça seis projetos da Elysia que mudaram a realidade financeira dos negócios

Continue lendo
Empresa com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico comercial Porto Alegre

,

Energia solar para empresas: redução de até 95% na energia elétrica e proteção contra aumentos

Continue lendo
Energia solar empresarial - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Energia solar para empresas: mirar a satisfação de consumidores conscientes é fundamental

Continue lendo
Janelas e portas antigas, por exemplo, são os principais contribuintes para o alto consumo de energia e, portanto, o aumento das contas. Você deve garantir que tenha janelas e portas adequadas e isolar adequadamente outros espaços da casa, como o porão e o sótão. 7 - Fiação defeituosa Outra coisa que pode estar causando as elevadas contas de eletricidade é o sistema de fiação do imóvel estar com problemas. Se os fios defeituosos entrarem em contato com objetos condutores ou outros fios, eles podem aquecer e causar consumo de energia. Isso pode fazer com que você pague contas mensais altas sem saber exatamente o que está errado. A fiação defeituosa não é ruim somente para gerar contas de luz altas, mas também perigosa quando tocada. Se houver fios desencapados em sua casa, eles podem causar mais danos do que o imaginado. Portanto, é aconselhável fazer uma revisão elétrica do seu imóvel rotineiramente. 8 - Aparelhos com defeito Se suas contas mensais de energia aumentarem repentinamente, sem nenhuma explicação, é necessário verificar se os aparelhos em sua casa estão em boas condições. Os aparelhos que consomem quantidades significativas de energia podem incluir uma máquina de lavar, secadoras e lava-louças. Portanto, é aconselhável fazer a manutenção adequada de alguns desses aparelhos. Um aparelho com defeito pode facilmente causar choque ou incêndio, o que pode ser ainda mais caro. Se você notar alguma falha em qualquer dispositivo ou suspeitar que está usando muito mais energia do que antes, é prudente chamar um especialista.

,

6 maneiras de seu imóvel ter maior eficiência energética

Continue lendo