Residência com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico RS

Bancos ampliam prazos e tempo de carência em linhas crédito de energia solar

Publicado em de de

Momento de adquirir é agora: instituições financeiras estão oferecendo melhores condições para a compra de sistemas fotovoltaicos por meio de linhas de crédito

Mesmo durante uma das maiores crises de saúde da história recente da humanidade, alguns setores da economia conseguiram encontrar, em meio a tantas incertezas, uma oportunidade de crescimento. Foi o caso da energia solar. Um dos motores de propulsão do setor foi a ampliação da oferta de crédito para aquisição de sistema fotovoltaicos. Aqui no blog, inclusive, já produzimos uma série especial sobre financiamento de energia solar.

Como funciona a energia solar?

As instituições financeiras estão oferecendo melhores condições para a compra de sistemas fotovoltaicos. De acordo com matéria publicada pela revista Veja, na última semana, além de linhas de crédito específicas para geração de energia solar fotovoltaica, agora os bancos estão alongando os prazos das linhas de financiamento voltadas à energia renovável, inclusive com o aumento do período de carência. Essa ação deve impulsionar ainda mais o setor fotovoltaico, que está em amplo crescimento no Brasil, possibilitando que mais pessoas invistam em um sistema fotovoltaico para suas casas, empresas ou propriedades rurais.

Faça um orçamento gratuito

O prolongamento de prazos para pagamento, aliado à queda nos custos dos equipamentos fotovoltaicos registrada nos últimos anos e a políticas de incentivo à geração solar, garante maior viabilidade e ampliação do acesso da tecnologia fotovoltaica ao consumidor brasileiro. Portanto, não há dúvidas: o momento certo de investir em energia solar é agora. Não adie a oportunidade de gerar uma energia limpa e renovável.

Santander, Bradesco e Itaú alongaram prazos de linhas de crédito

O banco Santander, por exemplo, anunciou um alongamento de 60 para 72 meses para o pagamento de sua linha especial de financiamento de equipamentos fotovoltaicos. A instituição financeira também ampliou de 90 para 120 dias o período de carência para o vencimento da primeira parcela do financiamento. As taxas seguem as mesmas, a partir de 0,79% ao mês.

Segundo o superintendente de estratégia de negócios do banco, Fábio Mascarin, a medida deve-se ao intervalo entre a decisão de compra do sistema fotovoltaico e sua instalação, permitindo que o cliente só comece a pagar as parcelas quando já tiver reduzido seu custo com o consumo de energia elétrica.

Já o Bradesco oferece parcelamento em até 60 meses, com carência de até 90 dias para o pagamento da primeira parcela e taxas a partir de 0,99% ao mês, de acordo com o projeto. O Itaú também apresenta a possibilidade de 90 dias de carência e com parcelamento em até 57 parcelas, mas não informou as taxas oferecidas aos clientes.

Dois terços da “nova energia” produzida no planeta foram provenientes do sol e do vento

No Brasil, os investimentos privados no setor somam R$ 33 bilhões desde 2012. Em setembro, a fonte solar apresentava 6,4 gigawatts (GW) de potência operacional, mas ainda representava pouco menos de 2% da capacidade do Sistema Interligado Nacional (SIN). Um relatório da Bloomberg concluiu que as placas solares e os aerogeradores foram os maiores responsáveis pela nova geração de energia do mundo. Cerca de dois terços da chamada “nova energia” produzida no planeta foram provenientes dessas duas fontes, o maior percentual da história. 

É importante ressaltar que, em 2010, ambas representavam apenas um quarto desse índice. O crescimento da geração de energia limpa chama a atenção, mas é preciso se preocupar, sobretudo, em uma transição adequada do sistema elétrico brasileiro para as fontes renováveis. Isso evitaria os erros cometidos por outras nações. O fato de o Brasil ter iniciado essa expansão tardiamente traz alguma tranquilidade para as autoridades, que podem aprender com os equívocos estrangeiros e realizar uma transição mais tranquila nos próximos anos.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Conta de luz - Elysia energia solar RS

,

Clientes da CEEE terão aumento de até 10,54% na conta de luz a partir do próximo domingo

Continue lendo
Residência com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Bancos ampliam prazos e tempo de carência em linhas crédito de energia solar

Continue lendo
Energia fotovoltaica em Santa Cruz do Sul

, ,

Mito ou verdade: há poucas opções para financiar energia solar no Brasil?

Continue lendo
Energia fotovoltaica comercial - Elysia energia solar Porto Alegre

,

Energia solar para empresas: conheça seis projetos da Elysia que mudaram a realidade financeira dos negócios

Continue lendo