Por que estamos vivendo um momento perfeito para investir em energia solar?

Publicado em de de

Queda no valor dos equipamentos, ampliação das linhas de crédito, investimento com retorno em tempo recorde e contribuição ambiental – investir em energia solar é um ato imbatível

Segundo levantamento feito nos Estados Unidos, sete em cada dez norte-americanos (cerca de 73%, especificamente) acham que as mudanças climáticas já estão acontecendo. Este número aumentou 10% nos últimos cinco anos, como resultado da escalada de eventos climáticos ocorridos ao redor do mundo.

De acordo com um relatório de 2019 do Pew Research Center, 77% dos estadunidenses concordam que a prioridade deve ser o desenvolvimento de fontes alternativas de energia, como a energia solar, eólica e a tecnologia de hidrogênio. Ao contrário de aumentar a produção de energia de fontes fósseis. 

Em outras palavras, o mundo está percebendo a urgência da mudança climática – e a disposição para enfrentá-la está alta. Este elevado fervor público é um fator que estimula a mudança para as energias renováveis. O outro fator, claro, é a ação governamental.

Vamos conhecer, afinal, algumas razões pelas quais podemos dizer que estamos vivendo um momento ideal para investir em energia solar?

O  melhor retorno para seu investimento

O sistema fotovoltaico tem o maior potencial de gerar enormes quantidades de energia de forma barata. E trata-se de um investimento rentável, com retorno rápido – não por acaso, é considerado um ativo de investimento mais atrativo do que a maior parte das opções de renda fixa. Atualmente, em um projeto comercial, o retorno chega em cerca de 3 anos. Para uma residência, são apenas 4,5 anos, em média. Com o forte aumento das tarifas de energia elétrica, somado a outros fatores conjunturais, esse tempo de retorno do investimento tende a diminuir ainda mais. 

Os painéis solares estão ficando mais baratos

A energia solar é uma fonte energética natural – portanto, infinita e gratuita. O sistema fotovoltaico, por si só, requer pouca manutenção depois de instalado. Isso significa que a maior parte do custo recai sobre os equipamentos: painéis solares e inversor, que são os principais. Ainda assim, temos outra boa notícia: o valor desses equipamentos caiu mais de 50% nos últimos anos. Portanto, mais do que nunca, a hora de investir é agora.

Adicionar painéis solares no telhado minimiza sua pegada de carbono

A eletricidade gerada a partir da luminosidade solar é limpa, não agride a natureza, o que minimiza os impactos prejudiciais ao meio ambiente. Os processos de extração de petróleo, carvão e gás natural, por exemplo, geralmente envolvem a exploração de recursos naturais. A energia solar é mais ecológica – pode ser instalada em telhados de edifícios existentes ou em pequenos trechos de terra. Para além disso, no momento em que o consumidor passa a ter como fonte uma energia renovável, ele está diminuindo sua dependência do fornecimento de energia de termelétricas e hidrelétricas, opções poluentes e que castigam os recursos naturais.

Seu investimento em energia solar impulsiona o mercado de trabalho

De acordo com o estudo “Alvorada, como o incentivo à energia solar fotovoltaica pode transformar o Brasil”, lançado pelo Greenpeace, nos próximos 15 anos, teremos a geração de 608.974 empregos diretos e indiretos ligados à energia solar. Só em 2020, mesmo em um ano pandemia, o mercado fotovoltaico criou em plena pandemia mais 86 mil empregos na área, segundo a Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar). Isso elevou para 224 mil o número de pessoas empregadas no setor desde 2012. 

Já se fala em um novo marco legal para a energia solar

Um projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados pretende garantir um desconto, até 2047, na conta de luz de quem gera energia solar. A proposta institui o Marco Legal da Microgeração e Minigeração Distribuída. E indica que o subsídio será oferecido, portanto, por 26 anos para projetos fotovoltaicos do futuro e, inclusive, os já instalados. Em meio ao aumento em série das faturas de energia elétrica, ligado ao uso das termelétricas por conta da crise hídrica, a produção de energia solar vem ganhando destaque como uma opção limpa, renovável e sustentável, capaz de desafogar o sistema elétrico brasileiro. 



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar em cervejaria de Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico em empresas

, ,

5 empresas que investiram em energia solar e estão livres dos aumentos na conta de luz

Continue lendo
Residência com energia solar Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico

,

Energia solar em residências cresce 2.000% no Brasil nos últimos três anos

Continue lendo

,

Projeto que inclui aquisição de energia solar no financiamento do imóvel passa no Senado

Continue lendo
Energia solar agronegócio - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar é a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental para o agronegócio

Continue lendo