Energia solar Nova Santa Rita - Elysia sistema fotovoltaico RS

Sistema fotovoltaico residencial: 50% mais barato nos últimos três anos e retorno do investimento mais veloz

Publicado em de de

Pesquisa da empresa de consultoria Grenner revela cenário atrativo para investimento em energia solar no Rio Grande do Sul

Instalar um sistema de energia solar em casa é uma solução que está mais barata e rentável para os brasileiros, segundo o resultado da última pesquisa de mercado da consultoria Greener. A pesquisa revela o cenário do setor de geração solar distribuída no país durante o primeiro semestre de 2020. 

Os dados compilados de 2.104 empresas do segmento mostram que os preços de sistemas residenciais de menor porte tiveram ligeira redução no custo final. A queda foi resultado da contenção nos preços de serviços de instalação, que ficaram até 18% mais barato no país.

Embora a pandemia tenha desacelerado a queda nos preços da tecnologia, a pesquisa mostra que, desde 2017, os equipamentos para sistemas residenciais ficaram 50,45% mais baratos. Outro dado positivo revelado pelo estudo da Greener foi a diminuição no prazo de retorno do investimento para o consumidor. De acordo com a pesquisa, o chamado payback de um sistema residencial caiu em média 4,6% em relação ao último levantamento.

Payback ainda mais rápido

Nos três estados líderes em número de sistemas e potência instalada (Minas Gerais, Rio Grande do Sul e São Paulo), a redução foi de 2,9%, 3,6% e 6,1%, respectivamente. O motivo é a constante inflação no preço da energia no Brasil, que aumenta a economia gerada pelo sistema na conta dos consumidores e reduz o prazo para amortização do seu investimento.

De acordo com os últimos dados da Absolar (Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica),o Brasil possui mais de 3,2 GW de capacidade solar distribuída instalada. Com os preços mais acessíveis e maior oferta da tecnologia, a projeção oficial do Ministério de Minas e Energia em seu PNE 2050 é que essa capacidade atinja entre 28 GW e 50 GW até 2050.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Investir em energia solar é imbatível - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Até 2050, será possível que a maior parte da eletricidade no Brasil seja solar e gratuita?

Continue lendo
Residência com energia solar Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico

,

Energia solar em residências cresce 2.000% no Brasil nos últimos três anos

Continue lendo
Instalação de energia solar em Pelotas - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Geração de energia solar bate três recordes no mesmo dia – saiba quais

Continue lendo

,

Projeto que inclui aquisição de energia solar no financiamento do imóvel passa no Senado

Continue lendo