Imóvel onde fica a fábrica da H2H, em Ivoti (RS), passa a ser abastecido por energia solar – com isso, indústria gaúcha reduz no custo com energia elétrica em 85%
Com sede em Ivoti, a H2H, fabricante de produtos de couro, é uma das empresas que não terá mais dor de cabeça com a conta de energia elétrica. Afinal, o investimento em energia solar chegou na hora certa. Além da economia impactante no custo com o consumo energético, a empresa é mais uma representante da indústria que passa a colaborar com a preservação ambiental, assim como para diminuir os efeitos da grave crise hídrica pela qual o Brasil passa.
O projeto fotovoltaico da Elysia foi executado com a instalação de 43 placas solares de silício monocristalino – módulos reconhecidos pela maior eficiência na captação de luminosidade. O sistema atende a 100% da demanda de energia da fabricante de produtos courinos, com uma capacidade média mensal de 2.356 kWh. Ou seja: toda produção da H2H tem como fonte uma energia 100% limpa e renovável.
Como resultado, a empresa deve ter uma economia anual de aproximadamente R$ 19 mil – o que corresponde a 85% do custo com energia elétrica. O valor economizado poderá ser ainda maior, uma vez que a tarifa de energia elétrica deve sofrer novos aumentos em razão da crise hídrica. A perspectiva de redução, portanto, é ainda mais impactante, o que ajuda a dar mais competitividade ao negócio.
Impacto ambiental relevante
A H2H, assim como outras indústrias gaúchas, também entra para o seleto grupo de referências ambientais no modo de produção. Com a energia solar, a empresa vai deixar de emitir, em apenas um ano, cerca de 15.000 kg de CO2 na atmosfera. A redução de dióxido de carbono equivale ao plantio de 384 árvores no mesmo período.
O investimento em energia limpa reforça o comprometimento da H2H no combate ao aquecimento global. Ao mesmo tempo, incorpora dentro da empresa a cultura da sustentabilidade e do compromisso com o meio ambiente. Em um mercado cada vez mais preenchido por consumidores conscientes, mostrar ações concretas de preservação ambiental é fundamental. Neste aspecto, a H2H dá um salto importante para o futuro.
Mais sobre a Elysia
Com cinco anos de atuação na região sul do Brasil, responsável por projetos e instalações no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina, a Elysia é uma referência em energia solar. Com sede no bairro São João, em Porto Alegre, a empresa possui mais de 600 projetos finalizados. Os sistemas da Elysia já levaram uma economia de mais de R$ 15 milhões na conta de luz dos consumidores. Já são mais de 35.000 horas de instalação. A empresa se diferencia pela entrega de uma solução completa de energia solar, que envolve projeto, instalação, homologação e monitoramento do sistema.