Instalação de energia solar em Canoas - Elysia energia fotovoltaica Rio Grande do Sul

Na crise causada pela pandemia, energia solar desponta como investimento para aumentar competitividade

Publicado em de de

Além de ser um dos setores que mais gera emprego no Brasil, energia solar é opção viável para empresas retomarem competitividade no período de crise

Embora o mundo esteja imerso em um cenário de crise sanitária e econômica, por conta da pandemia do novo coronavírus, alguns setores da economia demonstram grande potencial de evolução. É o caso da energia solar, que tem sido apontada como uma das principais alternativas para a retomada do crescimento econômico, de países e empresas, no cenário pós-pandemia.

As energias provenientes de fontes renováveis estão entre as ações sustentáveis priorizadas por vários países. Não é à toa: elas oferecem oportunidades de atração de investimentos, geração de empregos, diversificação de suprimento elétrico e o alcance de metas de sustentabilidade.

O plano de recuperação econômica criado pela Comissão Europeia, por exemplo, tem a geração de energia de fontes renováveis como uma de suas bases estratégicas. Batizado de “Next Generation EU”, o programa prevê investimentos de € 750 bilhões, e exige que 37% desses recursos sejam destinados a gastos relacionados ao clima, sobretudo em projetos de energia limpa.

Mesmo na crise, investimento em energia solar é alternativa viável

De acordo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), por exemplo, o país acumula mais de 41 mil empregos gerados pelo setor de energia fotovoltaica, apenas no primeiro semestre de 2020, mesmo com a queda da atividade econômica decorrente da pandemia da Covid-19.

O Brasil possui o recurso solar em abundância e, com isso, tem assumido uma posição cada vez mais destacada no desenvolvimento e uso da tecnologia fotovoltaica. Segundo dados da Agência Internacional de Energias Renováveis (IRENA), o Brasil assumiu a 16ª posição no ranking mundial de energia solar fotovoltaica, ingressando nos TOP 20 países com maior capacidade instalada.

Apesar da ideia de investir durante uma crise possa assustar alguns empresários, a grande maioria tem apostado no investimento em energia solar como uma oportunidade de reduzir custos fixos, e obter vantagens competitivas consistentes. O investimento em projetos de energia solar fotovoltaica é considerada por especialistas uma decisão inteligente, estratégica e bastante segura em termos de retorno.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar em cervejaria de Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico em empresas

, ,

5 empresas que investiram em energia solar e estão livres dos aumentos na conta de luz

Continue lendo
Residência com energia solar Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico

,

Energia solar em residências cresce 2.000% no Brasil nos últimos três anos

Continue lendo

,

Projeto que inclui aquisição de energia solar no financiamento do imóvel passa no Senado

Continue lendo
Energia solar agronegócio - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar é a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental para o agronegócio

Continue lendo