Energia fotovoltaica em Viamão - Elysia energia solar RS

As etapas percorridas até realizar o sonho de gerar a própria energia

Publicado em de de

As etapas para realizar sonho de gerar sua própria energia com sistema fotovoltaico – conte sempre com uma empresa que entregue uma solução completa

No Brasil, as instalações solares vêm aumentando ao longo dos últimos anos e continuam a crescer rapidamente. Com o uso de painéis solares, o consumidor passa a utilizar energia limpa – ou seja, contribui para a preservação ambiental. Ao mesmo tempo, reduz a conta de energia elétrica em um percentual que pode chegar a 95%. 

Se você está pensando em fazer essa migração para a produção sustentável de energia, faça isso agora. A conjuntura de manutenção das regras atuais de geração distribuída, os juros em patamar ainda baixo, a crise hídrica e o aumento recorrente da tarifa são fatores que alçam a energia solar a um investimento inadiável

Aqui, vamos mostrar pra você, de forma resumida, as etapas percorridas para, enfim, ter seu imóvel gerando a própria energia.

Projeto de engenharia

A primeira coisa que você precisa ter é um projeto de engenharia qualificado, criado por uma equipe com expertise em sistema fotovoltaico. Um projeto executivo de alto padrão vai permitir que o sistema funcione sob o seu grau máximo de eficiência. Um projeto bem planejado também ajudará a determinar possíveis sombras em seu telhado – isso dará uma boa ideia de quanta eletricidade os painéis solares serão capazes de gerar. 

Uma equipe técnica avalia seu imóvel e determina a sua viabilidade para a produção de energia solar. Isso inclui, além de uma série de análises técnicas, uma avaliação do tipo de telhado que o imóvel possui. O tipo de instalação pode mudar de acordo com o perfil do telhado. 

Homologação do sistema

Para colocar em funcionamento um sistema fotovoltaico, seja ele residencial ou comercial, é preciso passar por algumas etapas de regularização junto à concessionária de energia que opera na região. Aqui no Rio Grande do Sul, por exemplo, temos duas empresas concessionárias: a CEEE e RGE.

É fundamental que a empresa responsável pelo projeto assuma as rédeas desse processo. Além de evitar uma dor de cabeça ao consumidor, uma empresa séria e comprometida já tem o know-how de cada etapa de tramitação – o que, sem dúvida, faz o projeto ser liberado de uma forma mais rápida. Este é o caso da Elysia, que tem uma equipe especializada e focada nesta etapa de homologação do sistema fotovoltaico.

Essa etapa, portanto, tem o seguinte trâmite: solicitação de acesso, análise da solicitação, aprovação do projeto, vistoria do sistema instalado, troca do relógio. 

Instalação dos equipamentos

Esta é a etapa mais rápida (e, podemos dizer, prazerosa) do processo de adesão á energia solar. É o momento em que o desenho projetado sai do papel e começa a se materializar no telhado do imóvel. Ainda que seja um processo relativamente veloz, não significa que você possa abrir mão da qualidade – e, acima de tudo, da segurança. Portanto, conte sempre com uma empresa que disponha de uma equipe de instaladores qualificados e capacitados.

Monitoramento do sistema

Engana-se quem pensa que, após a entrada em funcionamento do sistema fotovoltaico, está finalizada a relação com a empresa responsável pelo projeto. Pelo contrário, é apenas o início de uma nova fase do serviço: o monitoramento do sistema fotovoltaico. 

Reconhecida pela excelência na prestação de uma solução completa em energia solar, a Elysia conta com uma equipe que recebe informações de todos os sistemas fotovoltaicos em operação. Toda e qualquer variação do desempenho observada pelo consumidor, em caso de necessidade, deve ser informada à equipe técnica.

Ah, sempre lembrando que o monitoramento pode ser feito pelos próprios consumidores, a partir de um aplicativo que pode ser instalado no celular ou no computador.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente Lula

Continue lendo
tendências em tecnologia solar

,

Explorando as tendências em tecnologia solar: inovação rumo a um futuro sustentável 

Continue lendo
ons inovaberta

ONS lança InovAberta para impulsionar inovação no setor elétrico brasileiro

Continue lendo