Projetos

Santo Antônio da Patrulha (RS) – 67,27 kWp

Energia solar de geração distribuída

Energia solar de geração distribuída

Em uma área rural de Santo Antônio da Patrulha, a Elysia projetou e instalou um sistema fotovoltaico robusto, que irá abastecer cinco unidades consumidoras do mesmo proprietário. Todos eles residenciais, os imóveis irão receber os créditos de energia (link) gerados pelo sistema de solo, que já está em operação na fazenda do litoral norte gaúcho. Foram instaladas 195 placas solares, que estão conectadas a dois inversores da WEG, empresa parceira da Elysia.

Projetados de forma a maximizar o desempenho do sistema, os equipamentos são responsáveis pela geração de 8.000 kWh/mês, na média anual. A megaprodução de energia limpa, oriunda da luminosidade do sol, vai atender a demanda de outras cinco unidades consumidoras, que ficam em outros municípios do Rio Grande do Sul, onde a concessionária que atua também é a CEEE.

Essa é uma das diversas vantagens que a energia solar de geração distribuída proporciona. Um sistema fotovoltaico, seja onde ele estiver localizado, pode produzir energia para outros imóveis – comerciais ou residenciais. Para isso, as únicas condições são: que o imóvel esteja no nome do mesmo proprietário e dentro da região de operação da mesma concessionária. Neste caso, os cinco imóveis atendem a essas exigências estipuladas por uma regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com sistema fotovoltaico, economia estimada é de R$ 84 mil ao ano

Com a energia injetada na rede pelo sistema fotovoltaico, os créditos gerados serão suficientes para abastecer 100% da demanda dos demais imóveis. Em um ano, a economia projetada pela Elysia é de R$ 84 mil – sendo que quase todas as contas de luz cairão para taxa mínima ou um valor próximo disso.

retorno do investimento – também chamado de payback – deve ocorrer dentro de 4,5 anos, tempo que está dentro da média para sistemas fotovoltaicos residenciais. Os sistemas fotovoltaicos com o selo Elysia de excelência tem uma vida útil mínima de 25 anos. Com um trabalho de manutenção adequado, esse período pode se estender ainda mais. E com a Elysia, a parceria com o consumidor segue até o fim da vida útil do sistema.

Energia solar de geração distribuída

Detalhes:

Cidade: Santo Antônio da Patrulha
Bairro: Zona Rural
Estado: RS
Tipo de Cliente: Comercial
Capacidade de Geração Mensal Média: 8.000 kWh/mês
Área de Ocupação: 390 m²
Potência Instalada: 67,27 kWp
Marca dos Módulos Fotovoltaicos: Trina
Quantidade de Módulos Fotovoltaicos: 195
Tecnologia dos Módulos Fotovoltaicos: Silício Policristalino 
Marca do(s) Inversor(es): WEG
Quantidade de Inversores: 2
Tipo de Telhado: solo
Concessionária: CEEE

seta-more