Energia solar Imbé - Elysia Energia fotovoltaica litoral norte Rio Grande do Sul

Energia solar na Casa do Queijo, em Imbé: 4 impactos econômicos relevantes

Publicado em de de

Empresa de Imbé, no litoral norte gaúcho, investe em energia solar e já percebe as diversas vantagens proporcionadas pelo sistema fotovoltaico 

Localizada em Imbé, no litoral norte do Rio Grande do Sul, a Casa do Queijo optou por concretizar um investimento que já começa a mostrar suas vantagens: a energia solar. A loja, que fica na tradicional avenida Paraguassú, recebeu a solução completa da Elysia. 

Com base em um projeto de engenharia minucioso, focado na eficiência do sistema fotovoltaico, foram instalados 40 painéis solares no telhado do imóvel. Os módulos estão acompanhados de dois inversores da WEG, empresa parceira da Elysia. Eles são responsáveis por atender a 100% da demanda do local.

Conheça três formas com as quais a Casa do Queijo vai economizar e, com isso, reduzir ainda mais o tempo de retorno do investimento:

1 – Impacto direto: redução de 85% na conta de luz

Depois da entrada em funcionamento do sistema fotovoltaico, uma das melhores sensações é receber a conta de luz. No caso da Casa do Queijo, isso se confirma. A geração de energia solar fez com que a empresa reduzisse em 85% o custo da energia elétrica. Trata-se de uma queda significativa em um gasto que, para muitas empresas, é uma das maiores dores de cabeça.   

2 – Economia anual na casa dos R$ 12 mil

Não é somente um valor economizado na conta de luz. É um valor economizado que pode ser destinado para novos investimentos na empresa. Ou seja: a energia solar proporciona uma economia que pode fortalecer o negócio, aumentando sua competitividade e induzindo a um olhar mais voltado para a inovação e sustentabilidade. Para além disso, a cifra economizada se soma ao retorno do investimento (ROI). De acordo com a estimativa dos técnicos da Elysia, o ROI da Casa do Queijo está previsto para três anos.

3 – Proteção contra novos aumentos na conta de luz

Com a produção de energia solar, a empresa fica protegida contra novos aumentos na tarifa de energia elétrica. Atingir a independência energética dá nisso: em economia trás de economia. No Brasil, a tarifa de energia elétrica tem subido anualmente sempre acima da inflação. Só para este ano, a previsão é de reajuste de 14,5%. Uma empresa protegida desses aumentos eleva sua capacidade de previsão de gastos e aumenta sua competitividade em um momento de instabilidade da economia.

4 – Valorização do imóvel comercial em Imbé

Para se ter uma ideia, algumas pesquisas de mercado mostram que a valorização de um imóvel com energia solar pode chegar a 8% – dependendo do tamanho do sistema fotovoltaico. Em alguns casos, a fatia de valorização imobiliária fica acima do valor investido para a aquisição dos equipamentos de energia solar. Essa é mais uma vantagem que torna o sistema fotovoltaico um investimento atrativo e inadiável.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

O Manchester City anuncia seu plano de transformar a City Football Academy de Manchester em uma “usina” de energia renovável. 

Continue lendo

Em 2023, o setor comercial impulsionou um crescimento de 36% na minigeração. 

Continue lendo
energia solar brasil

Energia solar no Brasil cresce mais de 50% em janeiro, revela relatório

Continue lendo
ons inovaberta

ONS lança InovAberta para impulsionar inovação no setor elétrico brasileiro

Continue lendo