Economia de 95%, confiabilidade do investimento e ampliação das linhas de financiamento são fatores que levam à energia solar na crise
Antes de partir para as razões, vamos entender, rapidamente, o que pode causar uma recessão econômica?
1º – Um choque de oferta, quando algo interrompe a capacidade de produzir bens.
2º – Um choque de demanda, quando a demanda por bens diminui,
A pandemia causou um choque no fornecimento de bens e produtos, fechando fábricas e outros negócios. Os produtos sem fabricação, claro, não são vendidos. Portanto, menos pessoas podem gastar dinheiro e estimular a economia.
À medida que empresas e fabricantes fechavam, algumas pessoas não estavam sendo pagas, enquanto outras perderam totalmente seus empregos. Isso fez com que menos pessoas tivessem dinheiro para gastar para estimular a economia, causando um choque de demanda.
Bem, agora, sim: vamos conhecer 3 razões pelas quais você deve investir em energia solar durante uma crise ou recessão econômica.
1 – Economia na conta de luz
O maior motivo para investir em energia solar durante uma recessão econômica é, sem dúvida, devido a sua inegável economia na conta de luz. Quando sua casa usa eletricidade produzida por meio da geração fotovoltaica, você não precisa mais se preocupar com a sua conta de luz – e nem, portanto, com os futuros aumentos tarifários. Muitas vezes, a economia chega a 95% do custo com energia elétrica. Já no primeiro mês, o resultado aparece na fatura de luz.
E bom: quando você gasta menos dinheiro na conta de luz, tem mais dinheiro para investir em outros objetivos, certo? Isso significa: para uma pessoa física, dinheiro extra para compras ou mesmo apenas para economizar, para uma pessoa jurídica (empresa), maior competitividade, contratação de novos funcionários ou criação de novos produtos.
2 – Um investimento confiável
Sem dúvida, a energia solar é o investimento certo para colocar seu dinheiro quando você deseja um retorno confiável (link). É um retorno certeiro – e muito rápido. O mercado de ações, por exemplo, é volátil e apresenta riscos que algumas pessoas podem não estar dispostas a correr. Hoje, portanto, a energia solar é um investimento que lidera a atratividade do mercado. É cada vez mais rápido o retorno do investimento. Para empresas, cerca de 3 anos. Para residências, cerca de 4,5 anos. E estamos falando de um sistema que dura, pelo menos, 25 anos.
3 – Mais opções de financiamento
Em tempos de recessão econômica, os bancos costumam reduzir as taxas de juros dos financiamentos. No Brasil, não foi diferente. Com a queda da taxa Selic, as instituições financeiras tornaram ainda mais atraentes suas linhas de crédito para energia solar. E mais: além da redução, muitas linhas de financiamentos novas foram lançadas.
E sabe de uma coisa? Em muitos casos (na maioria, aliás), a parcela mensal do financiamento fica menor do que a conta de energia elétrica costumava ser. Portanto, ao optar por um financiamento, você está trocando o pagamento da conta de energia elétrica por um pagamento de empréstimo menor.