Energia solar para empresas

Energia solar para empresas: vantagens e benefícios que revolucionam a trajetória de um negócio

Publicado em de de

 Nesta primeira parte da série, listamos todos os impactos positivos que a energia solar tem sobre as empresas que realizam o investimento em sustentabilidade 

Nenhuma empresa irá sobreviver sem investir em energia solar nos próximos anos. Pode parecer uma frase exagerada, mas é uma realidade que se apresenta com a consistência com a qual a sustentabilidade se impõe no mercado de consumo. Portanto, quanto antes os negócios se adaptarem às exigências do avanço da tecnologia, mais rápido terão o retorno financeiro e ambiental das ações sustentáveis.

Faça um orçamento gratuito

A hora de revolucionar a trajetória de ida da empresa é agora. Atualmente, a energia solar é um dos investimentos mais rentáveis do mercado. Não há motivos para adiar o início da geração de uma energia limpa e renovável, que irá praticamente zerar o gasto com energia elétrica e propiciar uma economia importante no orçamento da empresa.

Como funciona a energia solar?

Conheça – um por um – os impactos positivos da geração de energia solar para empresas:

1 – Independência energética – geração da própria energia

Com a energia solar, a empresa torna-se autossuficiente em produção energética. Isso quer dizer que a própria empresa gera 100% da demanda de energia elétrica de um forma limpa, sem agredir os recursos naturais do planeta. Também significa que a quantidade de energia gerada a mais (o excedente de energia) será transformado em créditos, que serão abatidos das contas de luz. 

2 – Economia que pode quase zerar gasto com energia elétrica

A economia, claro, depende do tamanho do sistema instalado pela empresa. A redução na conta de luz pode chegar a 95%. Agora, imagine: o recurso economizado em energia elétrica pode ser revertido para outras áreas, para o crescimento da empresa, e do aumento da sua competitividade.

3 – Payback rápido

Em geral, o payback (retorno do investimento) ocorre em menos de cinco anos. Essa é a média estipulada para um sistema instalado em empresas. O tempo pode ser ainda menor, dependendo dos eventuais aumentos na tarifa de energia elétrica. Um sistema fotovoltaico pode durar cerca de 25 anos com uma produção plena. Isso significa que a empresa pode produzir energia limpa, sem custos, por mais de 20 anos. 

4 – Valorização do imóvel

De acordo com pesquisas do mercado imobiliário, todo imóvel que possua sistemas de tecnologia sustentável – em especial, produção de energia limpa – recebe uma valorização significativa, em torno de 8%. Trata-se, portanto, de um aumento no valor patrimonial da empresa.

5 – Contribuição ambiental

Em um mundo habitado por consumidores cada vez mais alinhados com posturas sustentáveis, a empresa passa a levantar a bandeira da sustentabilidade e mostrar, na prática, a adoção de práticas de diminuição de emissão de CO2. Com a diminuição da pegada ecológica, a empresa mostra sua preocupação com a preservação dos recursos naturais do planeta. 

6 –  Reputação em alta

Levantar a bandeira verde é uma conquista importante para a empresa. Demonstrar, de forma prática, sua preocupação com a preservação ambiental é uma ação cada vez mais exigida  A instalação de um sistema fotovoltaico no empreendimento comercial valoriza a marca, que fica diretamente associada à sustentabilidade ambiental.  



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar investimento crise - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Por que a energia solar é um investimento inteligente durante uma crise ou recessão econômica?

Continue lendo
Investimento em energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Em 2021, adiar o investimento em energia solar é perder tempo (e dinheiro)

Continue lendo

,

Energia solar é a solução definitiva para reduzir a pegada ecológica da sua empresa

Continue lendo
Arquitetura painéis solares - Elysia sistema fotovoltaico RS

,

Energia solar: conheça formas de integrar os painéis solares à arquitetura

Continue lendo