Indústroia energia solar São Leopoldo - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Em São Leopoldo, indústria abastece linha de produção com energia solar

Publicado em de de

Manfra Ferrosos, fabricante de maquinário para a indústria metalúrgica, vai economizar mais de R$ 36 mil no custo de energia elétrica em apenas um ano

Fabricante de máquinas para a indústria metalúrgica, a Manfra Ferrosos, de São Leopoldo, atingiu a independência energética. A planta fabril, localizada no bairro Feitoria, recebeu uma solução completa de energia solar da Elysia e já estampa (no seu telhado) 75 painéis fotovoltaicos, responsáveis pela captação da luminosidade do sol. A potência do sistema fotovoltaico projetado pelos engenheiros da Elysia é de 33 kWp – o suficiente para suprir 100% da demanda energética da empresa.

Com energia solar, a Manfra vai economizar – no intervalo de um ano – mais de R$ 36 mil no custo de energia elétrica. Mensalmente, o montante equivale a 88% do gasto energético da empresa. Como o sistema entrou em operação antes de janeiro de 2023, o retorno do investimento (ROI) está previsto para ocorrer em cerca de três anos, de acordo com estimativa técnica da Elysia.

Energia solar é investimento inadiável para empresas

Hoje, no mercado, poucos investimentos são mais atrativos do que a energia solar – em especial, para empresas do ramo industrial, como a Manfra. Afinal de contas, um ROI de 3 anos para um sistema que tem durabilidade de pelo menos 25 anos é, sem dúvida, imperdível para empresas que são assoladas mensalmente pelo alto custo da energia elétrica.

Durante o período de funcionamento do sistema, a Manfra fica protegida da volatilidade tarifária do setor elétrico brasileiro. Ou seja: o caixa da empresa fica imune aos choques inflacionários energéticos, o que lhe confere maior previsibilidade orçamentário e aumento da competitividade em um mercado que busca a retomada econômica. 

Para Luccas Priotto, sócio-diretor da Elysia, a Manfra é mais uma representante do setor industrial que enxergou de forma concreta as vantagens e benefícios diretos da energia solar. ¨A energia solar é uma das principais aliadas das empresas, sobretudo nos últimos anos, período em que a tarifa energética subiu a níveis acima da inflação. A produção de uma energia limpa, portanto, foi a alternativa encontrada pelas empresas para escapar dos aumentos, economizar na conta de luz e, ainda, alavancar sua competitividade em um mercado cada vez mais disputado¨, avalia Priotto.

Para além das cifras

Além da esfera financeira, vale ressaltar a contribuição que a Manfra oferece ao meio ambiente – e, indiretamente, a todas as gerações futuras. Em um ano, a empresa deve deixar de emitir quase 27 toneladas de CO2 na atmosfera com a geração de energia limpa. Essa redução da pegada ecológica contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta, o que favorece a qualidade de vida das próximas gerações.

Além disso,ajuda a desafogar o sistema elétrico brasileiro, ainda muito dependente dos altos níveis dos rios e da extração de minerais. O impacto ambiental, portanto, ajuda a desafogar a matriz energética do país e a reduzir o custo de geração de energia elétrica.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Loja Novo Hamburgo energia solar - Elysia sistema fotovoltaico

, ,

Loja de Novo Hamburgo terá redução de 88% na conta de luz com energia solar

Continue lendo
Indústria sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul - Elysia energia solar Canoas

, ,

Indústria de Canoas abastece tem demanda energética 100% atendida por sistema fotovoltaico

Continue lendo
Energia solar cervejaria Rio Grande do Sul - Elysia sistema fotovoltaico empresa

, ,

Conheça as 3 situações em que você pode perder o direito adquirido de energia solar

Continue lendo
Energia solar Três Coroas - Elysia energia fotovoltaica Rio Grande do Sul

, ,

Imóvel de Três Coroas recebe solução completa de energia solar da Elysia

Continue lendo