Redução no custo de energia elétrica ocorre pelo investimento realizado em energia solar, com um sistema que irá atender a 100% da demanda da empresa de Porto Alegre
Com sede no bairro Sarandi, em Porto Alegre, a Paz Frutas, empresa de comércio exterior da capital gaúcha, recebeu recentemente uma solução completa de energia solar da Elysia. A geração de uma energia limpa e própria vai atender a toda demanda de eletricidade do imóvel. Em um ano, a previsão é de que a empresa economize aproximadamente R$ 48 mil com a operação do sistema fotovoltaico.
No telhado da empresa, a Elysia instalou 100 placas fotovoltaicas. Os módulos, conectados ao inversor solar da WEG, empresa parceira da Elysia, são responsáveis pela produção média mensal de 5.000 kWh. A energia produzida atende a uma demanda normal da empresa. Caso, no entanto, não seja consumida toda energia gerada, a Paz e Frutas pode repassar essa energia para a rede. E, na próxima fatura, abater esse valor como um crédito.
A independência energética proporcionada pela energia solar abre um novo horizonte para a empresa. O negócio alavanca sobretudo um alto nível competitivo com a economia projetada para os próximos anos. Um valor que segue, por exemplo, para novos investimentos, contratação de mais funcionários ou, até mesmo, para ações inovadoras dentro do negócio.
Energia solar é um investimento inadiável
Para Luccas Priotto, sócio-diretor da Elysia, a Paz e Frutas é mais uma empresa que enxergou de forma concreta as vantagens e benefícios diretos da energia solar. ¨A energia solar é uma das principais aliadas das empresas, sobretudo nos últimos dois anos, período em que a tarifa energética subiu a níveis acima da inflação. A produção de uma energia limpa, portanto, foi a alternativa encontrada pelas empresas para escapar dos aumentos, economizar na conta de luz e, ainda, alavancar sua competitividade em um mercado cada vez mais disputado¨, avalia Priotto.
Atualmente, a energia solar desponta como um dos investimentos mais rentáveis do mercado – principalmente pela velocidade com que o retorno financeiro ocorre. Para empresas com grande volume de demanda elétrica, o retorno do investimento tem ocorrido, em média, em apenas 3 anos. Trata-se, portanto, de um retorno incomparável, especialmente quando comparamos com a vida útil de um sistema fotovoltaico, estimado em pelo menos 25 anos.
Contribuição ambiental
Indo além da esfera financeira, vale ressaltar a contribuição que a Paz e Frutas oferece ao meio ambiente – e, por conseguinte, a todas as gerações futuras. Em um ano, a empresa deve deixar de emitir quase 40 toneladas de CO2 na atmosfera com a geração de energia limpa.