Instalação de Gerador de Energia Solar em Guaíba-RS.

Porque o sistema fotovoltaico é desligado quando há queda de energia?

Publicado em de de

Regulação da Aneel obriga sistema fotovoltaico a paralisar produção nos períodos de interrupção de fornecimento de energia elétrica – isso ocorre para dar mais segurança aos consumidores e técnicos das concessionárias

Na busca de informações sobre energia solar, uma dúvida geralmente integra a lista de perguntas: quando falta energia elétrica, o sistema fotovoltaico continua funcionando? No sistema on grid, com o qual a Elysia trabalha e que tem regulamentação consolidada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), o sistema é desligado automaticamente quando ocorre uma queda de fornecimento de energia elétrica. O desligamento é realizado por uma questão de segurança – tanto dos moradores, quanto dos funcionários das concessionárias de energia.

Como funciona a energia solar? 

A exigência do desligamento automático vem de resoluções da Aneel e dos módulos I e III do Prodist. Esses documentos que regulamentam as exigências de conexão do sistema de energia solar com a rede da concessionária. São diversos aspectos técnicos que explicam essa exigência. 

Faça um orçamento gratuito

Uma delas se chama  “proteção contra o ilhamento”. Isso significa dizer que o inversor utilizado para fazer a conexão do sistema com a rede deve possuir um dispositivo de proteção que ajude a evitar uma energização reversa, que pode ser um problema de segurança aos técnicos que irão realizar os reparos do sistema. Além disso, devido à variação do período de geração de energia solar, não há condições de sustentação da carga nos períodos em que não houver a energia da concessionária.

Excedente vira crédito

Nos sistemas on grid, o armazenamento energético não é realizado em nenhum equipamento. A energia gerada durante os períodos com irradiação solar é consumida instantaneamente. O restante é injetado na rede da concessionária. Esse excedente é o que chamamos de “crédito de energia solar”, que será descontado do consumo de energia fornecido pela concessionária nos períodos em que não há sol.

Mas temos uma notícia adicional: a tecnologia de armazenamento de energia está melhorando a cada dia. As possibilidades de armazenamento de energia já estão sendo, aos poucos, inseridas no mercado brasileiro. Isso vem possibilitando uma autonomia maior da geração pelo consumidor. 

Mas o grande desafio desse tipo de sistema ainda são os altos custos de manutenção com bancos de baterias. Elas têm uma vida útil curta, se tornando desvantajosas para o consumidor. Também há o enfrentamento de uma adequação regulatória por parte da Aneel e suas distribuidoras. A agência deverá, o quanto antes, adequar suas regras para permitir o funcionamento dos sistemas fotovoltaicos de maneira independente no futuro.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Painel solar - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

Com que frequência os painéis solares devem ser substituídos?

Continue lendo
Instalação de Gerador de Energia Solar em Guaíba-RS.

,

Porque o sistema fotovoltaico é desligado quando há queda de energia?

Continue lendo
Energia solar investimento - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Não caia em armadilhas: veja dicas para investir em energia solar sem dores de cabeça

Continue lendo
Energia solar no inverno - Elysia sistema fotovoltaico Porto Algre

,

Mito ou verdade: os painéis deixam de gerar energia solar no inverno?

Continue lendo