Empresa Caxias do Sul Energia solar Elysia

Empresa de Caxias do Sul reduz em 80% custo energético com sistema fotovoltaico  

Publicado em de de

Com sede em Caxias do Sul, na Serra, Texpress investe em sistema fotovoltaico para ampliar competitividade no mercado e fortalecer marca com ação pró-ambiental 

A Texpress, de Caxias do Sul, adotou recentemente a geração de energia solar no seu complexo empresarial. Com uma solução fotovoltaica completa da Elysia, a empresa da Serra gaúcha promove um salto no desenvolvimento de projetos ligados ao conceito Environment, Social and Government (ESG) e assegura uma redução significativa no custo energético do negócio, uma das rubricas mais importante no orçamento da empresa.

Conforme previsão da equipe técnica da Elysia, a Texpress deve economizar aproximadamente R$ 21 mil no custo de energia elétrica. Valor projetado apenas no primeiro ano de funcionamento do sistema fotovoltaico. Trata-se de uma redução mensal de cerca de 80% nesse gasto, além da garantia de proteção contra a inflação energética. Ou seja: a empresa celebra uma economia robusta em um dos principais custos fixos e ainda comemora uma maior previsibilidade no gasto energético para os próximos 25 anos.

“O investimento em energia solar para empresas como a Texpress é fundamental para manter e ampliar a competitividade em um mercado cada vez mais acirrado. Reduzir em mais de 80% um dos custos fixos que mais impactam no orçamento é decisivo para garantir a alocação de recursos para projetos que tragam mais retorno, como o investimento em tecnologia avançada”, avalia Luccas Priotto, sócio-fundador e diretor comercial da Elysia.

Contribuição ao meio ambiente

Na questão ambiental, a Texpress também marca um passo importante na redução da pegada ecológica. Em um ano, de acordo com projeção da Elysia, a empresa vai deixar de emitir 32.000 kg de CO2 na atmosfera. Isso equivale a retirada de circulação de oito carros movidos a combustão. 

Em um mercado cada vez mais dominado por consumidores conscientes, o investimento em energia solar tornou-se um caminho sem volta. A geração de uma energia limpa para abastecer a produção – portanto, de uma forma que não agrida os recursos ambientais do planeta – também virou requisito para o fortalecimento da reputação da marca diante dos stakeholders.

“Hoje, as empresas recebem cobranças para demonstrar de forma prática e concreta suas ações em prol do meio ambiente. Investir na geração de energia limpa é o primeiro passo para esse comportamento se tornar um realidade”, explica Priotto.

O sistema fotovoltaico projetado e instalado na Texpress é composto por 86 painéis solares. Eles estão interligados a um inversor solar da WEG, empresa multinacional parceira da Elysia em diversos projetos. Como de praxe, a solução completa da Elysia engloba o processo burocrático de homologação e monitoramento do sistema fotovoltaico, em uma parceria que se estende até o fim da vida útil da estrutura instalada pela empresa.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

A produção de hidrogénio verde no Brasil

Continue lendo

Triplicar renováveis até 2030 requer crescimento anual de 16,4%

Continue lendo

Nova Decisão da ANEEL sobre Geração Distribuída e a Inversão de Fluxo

Continue lendo

Marco legal do hidrogênio verde é aprovado pelo Senado 

Continue lendo