Amazing Móveis, que tem sede em Capão da Canoa, no litoral norte gaúcho, adota geração de energia solar e fica livre da inflação energética com sistema fotovoltaico
A Amazing Móveis, de Capão da Canoa, no Litoral Norte gaúcho, escolheu um ótimo momento para investir em energia solar. Em um cenário de aumentos sucessivos da tarifa de energia elétrica e com uma crise hídrica que não dá sinais de trégua, a empresa fica livre de novos reajustes tarifários no futuro. Ou seja: imunizada e novos aumentos na conta de luz.
Além disso, a Amazing Móveis reduz em mais de 70% o custo com a conta de luz. Para a competitividade de uma empresa em um cenário econômico desafiador, o movimento sustentável e econômico da empresa é mais do que bem-vindo. Além do fôlego competitivo, o negócio ganha mais previsibilidade orçamentária e um olhar atento dos novos consumidores conscientes.
Com sede em Capão Novo, um distrito de Capão da Canoa, a Amazing Móveis vai ter uma economia de aproximadamente R$ 5 mil no custo com energia elétrica – somente no primeiro ano. A estimativa dos técnicos da Elysia é de que o retorno do investimento ocorra em cerca de 3 anos – trata-se, portanto, do tempo médio de payback para imóveis comerciais. A projeção de payback, aliás, tende a cair ainda mais com o alto nível de inflação energética que estamos vivendo.
Valorização do imóvel e impacto ambiental
Para além da economia sentida no custo energético, a Amazing Móveis passa a ter seu imóvel mais valorizado. De acordo com pesquisas de mercado, a valorização patrimonial pode chegar a cerca de 8%. Em muitos casos, aliás, apenas a valorização proporcionada pela energia é o suficiente para cobrir o investimento em energia solar.
Indo além do benefício financeiro, vale ressaltar o impacto ambiental importante que a Amazing Móveis deixa para o planeta. Em apenas um ano, a empresa vai deixar de emitir 4.260 kg na atmosfera, o que equivale ao plantio de 109 árvores no mesmo período. Levantando a bandeira da sustentabilidade, a Amazing Móveis dá um exemplo de ação sustentável para todo o litoral norte do Rio Grande do Sul.