Volkswagen lança o primeiro caminhão 100% elétrico produzido no Brasil

Publicado em de de

Com autonomia de até 250 quilômetros, o caminhão elétrico VW e-Delivery transforma em realidade entregas mais sustentáveis e conquista clientes como JBS, Ambev e Coca-Cola

Na última semana, a montadora alemã Volkswagen apresentou o VW e-Delivery. Trata-se, portanto, do primeiro caminhão 100% elétrico totalmente desenvolvido, testado e fabricado no Brasil. A companhia, aliás, investiu 150 milhões de reais e escalou cerca de 150 engenheiros e técnicos brasileiros — ao todo, foram mais de 400.000 quilômetros de testes.

Energia solar: a solução mais procurada para abastecer carros elétricos

Foi em parceria com a Ambev, aliás, que a Volkswagen Caminhões e Ônibus realizou parte dos testes do veículo, chamado de e-Delivery. O intuito das duas companhias foi avaliar a novidade em situações do dia a dia. Foram mais de 45.000 quilômetros rodados só nesse ciclo de testes. Caminhões a diesel teriam consumido 10.000 litros de combustível para rodar o mesmo trajeto e emitido mais de 34 toneladas de CO2.

Há duas versões do VW e-Delivery, com 11 e 14 toneladas de peso bruto total. Ambas estão equipadas com um motor que entrega 300 kW com torque máximo de 2.150 Nm desde a rotação zero. A empresa oferece duas opções de conjuntos de baterias de 600 V, com três ou seis módulos de bateria, de acordo com a autonomia necessária. A recarga de 80% pode ser realizada em até 45 minutos, dependendo do carregador utilizado. A autonomia, então, é de até 250 quilômetros.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energias renováveis

Energias renováveis representarão 37% da geração elétrica global até 2026, afirma AIE

Continue lendo
importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente

Continue lendo
ranking global energia solar

Brasil avança para a 6ª posição no ranking global de energia solar

Continue lendo