Afinal, qual é o tempo de retorno do investimento em energia solar?

Publicado em de de

Atualmente, tempo de retorno do investimento em energia solar faz frente com diversas opções do mercado financeiro

Talvez esta seja a pergunta mais feita sobre a energia solar: afinal, quanto tempo leva para obter o retorno do investimento? A resposta envolve um conjunto de fatores, mas é possível dizer que hoje, na média, o tempo tem sido estimado da seguinte forma:

– Sistema fotovoltaico residencial: 4,5 anos.

– Sistema fotovoltaico comercial: 3 anos.

Claro que este tempo que colocamos é uma média – portanto, não será o mesmo para todos. Mas, ainda assim, é possível afirmar que não fugirá muito deste tempo em um investimento que abastecerá toda demanda energética do seu imóvel.  

Além disso, é fundamental lembrar que este é o tempo de retorno estimado para quem irá investir em energia solar até janeiro de 2023. Após essa data, o ROI deverá ser um pouco alterado em razão das mudanças impostas pelo Marco Legal da Geração Distribuída. Como já escrevemos aqui no blog, não será uma mudança drástica – mas, caso você tenha condições de investir até janeiro de 2023, o tempo de retorno certamente será mais rápido.

Com base em um levantamento da revista Exame, veja o comparativo do investimento em energia solar em relação a outras opções (dados de 2019):

InvestimentoRentabilidade
Energia solar24%
Tesouro IPCA+ 2024 (NTN-B Principal)18,46%
Tesouro Prefixado 2023 (LTN)16,49%
Fundos Multimercados Investimento no Exterior13,31%
Fundos Renda Fixa Indexados12,93%
Fundos Multimercados Livre11,72%
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2021 (NTN-F)9,75%
Fundos de Renda Fixa Investimento no Exterior8,52%
Fundos Cambiais8,14%
Tesouro Prefixado 2020 (LTN)6,53%
Tesouro Selic 2023 (LFT)6,09%
Tesouro Selic 2021 (LFT)5,91%
Fundos Renda Fixa Simples4,87%
Poupança3,95%

Os fatores que devem entrar no conta do ROI

Vida útil superior ao tempo de retorno de investimento em energia solar

A durabilidade dos sistemas fotovoltaicos é grande – como já dissemos, possui uma vida útil de 25 anos, em média. O tempo de retorno de investimento é o período necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir daí, comece a dar lucro para o proprietário. Esse cálculo depende de variáveis como o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema de energia solar (kWh), considerando, sem dúvida, tarifas de energia (R$/kWh) que podem ser diferentes de uma região para outra.

Redução da conta de energia e recebimento de créditos

No momento em que os painéis solares estão instalados de forma integrada ao sistema elétrico da concessionária, a energia elétrica gerada que não for consumida poderá ser injetada na rede de distribuição e convertida em créditos. Esse crédito, por conseguinte, é compensado na próxima conta de energia, reduzindo o valor cobrado. Essa troca de energia, portanto, constitui o sistema de compensação regulamentado pela ANEEL.

Proteção contra a inflação energética

A energia solar, então, torna o imóvel o gerador da própria energia. Essa independência energética o protege de eventuais reajustes na tarifa de energia – a chamada inflação energética. Isto é: os consumidores não irão mais pagar pelos aumentos na tarifa de energia. O Brasil é o 4ª país com a maior incidência de impostos sobre a conta de luz – e as projeções de elevação do custo energético não param de subir. Portanto, toda residência ou empresa que estiver protegida de novos aumentos está economizando para o futuro.

Valorização do imóvel com sistema de energia solar

O sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica é considerado uma melhoria no imóvel – isto é: uma adaptação aos novos tempos, que exigem soluções sustentáveis. Já que se trata de um recurso arquitetônico moderno e ambientalmente correto, o sistema de energia solar contribui para a valorização do imóvel em até 8%.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

O quanto os Gatos podem afetar o seu bolso?

Continue lendo

Marco legal do hidrogênio verde é aprovado pelo Senado 

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo