Muitas pessoas acham estranho o tamanho da atratividade do investimento em energia solar fotovoltaica – e nós entendemos. Mas, acredite, trata-se de uma compra que confirma as expectativas
Em um primeiro momento, muitas pessoas acham estranho: como pode um investimento ser tão rentável e tão atrativo? Nós entendemos o ceticismo. Poucas compras na vida realmente compensam.
Mas a maioria das pessoas entende o conceito de uma compra que, na prática, é uma economia de dinheiro. Lâmpadas LED ou um aquecedor de água mais eficiente, por exemplo, são investimentos para poupar dinheiro no futuro.
A energia solar fotovoltaica é assim, mas ainda melhor. Sabe por quê? Você não tem como quantificar exatamente quanto as lâmpadas ou o aquecedor de água reduzem suas contas de energia. Você só sabe que eles estão ajudando quando você vê sua conta de luz cair.
Com a energia solar, é diferente. Você pode determinar quanto seu sistema está economizando, com base em quantos quilowatt-hora você produz em um mês. Também é fácil “rastrear” quanto de energia solar você gera e economiza por meio de um aplicativo (link) instalado no seu celular ou computador. Tudo em tempo real.
Ciência de quanto e quando o sistema está se pagando
Pelo fato de conhecer suas economias e ganhos, você saberá quando seu sistema solar elétrico estiver pago. Anote: o período de “retorno” de hoje é, na média, de 3 anos para imóvel comercial e 4,5 anos para imóvel residencial. Esse cálculo, claro, depende de outras variáveis, como elevação tarifária ao longo do tempo e do tamanho do seu sistema. Esse tempo, portanto, pode variar para menos ou para mais. Geralmente, é para menos.
Depois desse período, você já parou para pensar que tudo o que está sendo gerado é, praticamente, de graça? O preço do sistema solar, depois de obtido o retorno, cai para zero. E essa realidade pode durar por mais de 20 anos. São duas décadas sem custos com energia elétrica e contribuindo para a preservação dos recursos naturais do planeta. Trata-se, portanto, de um investimento que tem impacto para além do seu próprio bolso.
Bem, se você tinha alguma desconfiança do retorno do investimento em energia solar antes de ler este texto… Agora deve estar convencido você a se juntar aos milhares de brasileiros que já estão produzindo sua própria energia limpa.