Investimento em energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Em 2021, adiar o investimento em energia solar é perder tempo (e dinheiro)

Publicado em de de

Em um ano com previsão de reajuste tarifário 100% acima da inflação e uma das maiores crises hídricas no Brasil, investimento em energia solar virou peça de sobrevivência para empresas

Não há como adiar o investimento em energia solar em 2021, no Brasil. Os fatos, por si só, comprovam essa afirmação. Portanto, se você quer manter a competitividade da sua empresa nesse momento de retomada econômica, não deixe para depois a instalação de painéis solares no seu imóvel. 

Trata-se de um ano em que os reajustes tarifários ficarão na casa dos 14,5% – o que é um patamar que representa o dobro da inflação projetada. Além de ser apenas uma parte do reajuste já confirmado para os próximos anos (que serão igualmente pesados), por conta da chamada conta-covid. 

Você pode achar esse apenas mais um reajuste elevado, como já, de alguma maneira, nos acostumamos no país. Mas não para por aí Nesta semana, o governo federal revelou que o Brasil passa por uma das maiores crises hídricas dos últimos anos. A situação é tão crítica que executivos do setor avaliam que, se não fosse a queda de demanda provocada pela pandemia, o país correria o risco de racionamento já em 2020. E alertam para o risco de que a oferta de energia se torne gargalo à retomada econômica caso a seca persista no próximo verão.

E o que isso significa? Significa que os reservatórios de água que abastecem as hidrelétricas estão em um nível baixíssimo. Isso fez com que as usinas termelétricas tivessem que ser ativadas para dar conta do abastecimento energético no país.

E o que isso significa? Significa que estamos diante de mais uma elevação da conta de energia elétrica, uma vez que o consumo energético por termelétricas encarece – e muito – o serviço de entrega de energia elétrica em todo o país. Portanto, prepare-se para uma conta de luz mais do que salgada nos próximos meses.

Quer uma boa notícia? Isso tem como ser evitado

Como? Investindo em energia solar. A produção de energia solar – uma energia limpa e renovável – faz com que o custo com a energia elétrica possa cair até 95%. Trata-se de uma geração energética sustentável, que capta a luminosidade do sol para o fornecimento de energia. Além da economia que reduz a quase zero a conta de luz, a adoção de energia solar faz com que o imóvel fique livre – sim, totalmente livre – de novos aumentos tarifários.

Vida útil muito superior ao tempo de retorno de investimento em energia solar

A durabilidade dos sistemas fotovoltaicos é grande – como já dissemos, possui uma garantia de eficiência de pelo menos 25 anos, em média. O tempo de retorno de investimento é o período necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir daí, comece a dar lucro para o proprietário. Esse cálculo depende de variáveis como o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema de energia solar (kWh), considerando tarifas de energia (R$/kWh) que podem ser diferentes de uma região para outra.

Redução da conta de energia e recebimento de créditos

Quando os painéis solares estão instalados de forma integrada ao sistema elétrico da concessionária, a energia elétrica gerada que não for consumida poderá ser injetada na rede de distribuição e convertida em créditos. Esse crédito é compensado na próxima conta de energia, reduzindo o valor cobrado. Essa troca de energia constitui o sistema de compensação regulamentado pela ANEEL.

Proteção contra a inflação energética

A energia solar torna o imóvel o gerador da própria energia. Essa independência energética o protege de eventuais reajustes na tarifa de energia – a chamada inflação energética. Isto é: os consumidores não irão mais pagar pelos aumentos na tarifa de energia. O Brasil é o 4ª país com a maior incidência de impostos sobre a conta de luz – e as projeções de elevação do custo energético não param de subir. Portanto, toda residência ou empresa que estiver protegida de novos aumentos está economizando para o futuro.

Valorização do imóvel com sistema de energia solar

O sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica é considerado uma melhoria no imóvel – uma adaptação aos novos tempos, que exigem soluções sustentáveis. Sendo um recurso arquitetônico moderno e ambientalmente correto, o sistema de energia solar contribui para a valorização do imóvel em até 8%.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar em cervejaria de Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico em empresas

, ,

5 empresas que investiram em energia solar e estão livres dos aumentos na conta de luz

Continue lendo
Residência com energia solar Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico

,

Energia solar em residências cresce 2.000% no Brasil nos últimos três anos

Continue lendo

,

Projeto que inclui aquisição de energia solar no financiamento do imóvel passa no Senado

Continue lendo
Energia solar agronegócio - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

, ,

Energia solar é a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental para o agronegócio

Continue lendo