Banapaz, com sede no bairro Sarandi, em Porto Alegre, tem redução de aproximadamente 90% na conta de energia elétrica com 208 painéis solares
No bairro Sarandi, em Porto Alegre, a empresa Banapaz deu a largada na produção de uma energia limpa e renovável. Com uma solução completa da Elysia, a companhia instalou um sistema fotovoltaico que dá conta de todo o abastecimento do imóvel onde fica a sede da empresa. Foram instalados 208 painéis solares, que estão conectados a um inversor solar da WEG, empresa parceira da Elysia. Os equipamentos em funcionamento têm capacidade de geração média mensal de 9.114 kWh.
Financeiramente, trata-se de um investimento com retorno imediato. De pronto, só no primeiro ano de operação do sistema, a Banapaz vai economizar aproximadamente R$ 74 mil. Em cerca de três anos, de acordo com a previsão dos técnicos da Elysia, a empresa já terá obtido o retorno do investimento. E seguirá gerando energia limpa com uma redução de 90% no custo com energia elétrica.
Mais do que isso: além da redução drástica na conta de luz, a Banapz fica protegida de futuros aumentos na tarifa de energia elétrica. Em um país no qual o custo com energia elétrica figura entre as maiores preocupações dos empresários, a vantagem da imunidade inflacionária é uma conquista que fortalece a competitividade do negócio. Além disso, proporciona mais previsibilidade para os cofres da empresa.
Valorização patrimonial e círculo virtuoso na empresa
Ainda no campo econômico, a empresa passa a ter uma valorização robusta do imóvel comercial. O incremento patrimonial permite uma série de vantagens competitivas, como o acesso mais facilitado ao crédito. Empresas de consultoria do ramo imobiliário calculam que a valorização pode chegar a cerca de 8%.
Em paralelo ao benefício financeiro, transita o impacto ambiental significativo proporcionado pela produção de uma energia limpa. Em um ano, a projeção é de uma redução de 57.000 kg de CO2 na atmosfera – o que equivale ao plantio, no mesmo período, de 1489 árvores. A contribuição ambiental cria o início de um círculo virtuoso dentro da empresa.
O benefício ao meio ambiente desperta o engajamento dos funcionários, que se sentem pertencentes a uma causa maior. E tem impacto no consumidor final, que cada vez mais olha para as ações sustentáveis adotadas pela empresa de quem vai adquirir um produto.