Erros no projeto e instalação de energia solar

Os principais erros na energia solar: sombreamento

Publicado em de de

Você sabia que um sistema de energia solar fotovoltaico com sombreamento mal projetado (ou com erros) pode ter uma queda de até 75% no seu rendimento?

Não é por acaso que sempre batemos na mesma tecla por aqui: na hora de investir em energia solar, você precisa escolher uma empresa experiente, qualificada e que entregue uma solução completa. Essa recomendação tem como justificativa a alta incidência de erros cometidos nos projetos e nas instalações de energia solar por aí. São equívocos, no geral, graves – e que podem comprometer o rendimento do seu sistema.

Um pequeno descuido no projeto fotovoltaico pode resultar em uma redução da economia estimada. Se isso ocorrer, é um problemão. Primeiro, pelo fato de que seu investimento passa a ter menos rentabilidade, uma vez que a redução na sua conta de luz não compensa. Segundo, porque seu retorno do investimento vai demorar mais a aparecer. Terceiro, porque você provavelmente terá de gastar mais no futuro, somente para corrigir um problema criado lá atrás.

Nesta série que criamos aqui no blog, vamos mostrar os cinco principais erros cometidos em um projeto ou instalação de energia solar fotovoltaica. Começando por um dos mais cometidos: a projeção errada do sombreamento.

Erro 1 – Sombreamento

A primeira condição para que um sistema fotovoltaico produza energia é a boa exposição de seus painéis solares (à luminosidade. Você sabia que um sistema fotovoltaico mal projetado (ou seja, sem levar em consideração as diversas variáveis de sombreamento) pode ter uma queda de até 75% no seu rendimento? Além disso, há o risco de danificar as placas solares no longo prazo. Isso é muito – mas muito -grave.

Portanto, a análise detalhada da exposição solarimétrica do local e a disposição dos módulos solares nos pontos de maior incidência solar é fundamental para que o sistema funcione de maneira eficiente e, de fato, cumpra sua função: produzir energia para abastecer o imóvel.

Significa dizer que qualquer análise equivocada dos sombreamentos pode fazer com que o sistema perca rendimento. Por fim, você deixe de economizar o que poderia. Uma equipe de engenharia deve fazer uma visita técnica ao local e analisar, de forma detalhada, não só as zonas de sombra já existentes, mas também possíveis futuras sombras. Possibilidade de novas construções no entorno, crescimento de árvores e, até mesmo, galhos devem entrar nesse cálculo.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

CCEE Registra Recorde: Quase 11 Mil Consumidores Migrados para o Mercado Livre

Continue lendo

,

ANEEL estuda nova fiscalização contra abusos no Mercado Livre de Energia

Continue lendo

A produção de hidrogénio verde no Brasil

Continue lendo

Nova Decisão da ANEEL sobre Geração Distribuída e a Inversão de Fluxo

Continue lendo