Residência com energia solar Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico

Mercado livre de energia deve chegar às residências em 2028

Publicado em de de

Acesso ao mercado livre de energia era uma opção até restrita aos gigantes da indústria e do comércio

Para metade dos brasileiros, a conta de energia elétrica foi uma das maiores despesas domésticas no ano passado. Este resultado aparece em pesquisa do Datafolha, na qual 56% da população diz que deixou de comprar algum item para honrar a conta de luz. 

Esta realidade, no entanto, poderá ser amenizada com abertura do mercado livre de energia para consumidores residenciais. O que podemos chamar, também, de portabilidade da energia. Conforme portaria publicada pelo Ministério de Minas e Energia (MME), residências poderão adotar esse modelo até 2028.

O acesso ao mercado livre de energia era uma opção até então restrita aos gigantes da indústria e do comércio. A partir do ano que vem, no entanto, o modelo já alcançará todos os consumidores de alta tensão do país. Portanto, estamos falando de 31 mil unidades consumidoras – ou 0,03% do total nacional – que poderão migrar para esse mercado mais econômico e que pode incentivar o uso de energias renováveis, como a solar fotovoltaica. 

Consumidor poderá escolher a fonte energética

No mercado livre de energia, os consumidores deixam de ser “cativos” e se tornam livres. Na prática, significa que cada pessoa poderá escolher a empresa de energia com a qual quer se relacionar. Poderá decidir, inclusive, a matriz energética geradora – como energia solar e eólica. 

Outro detalhe interessante é que, diferentemente do que acontece com o pacote de dados da internet, a energia elétrica excedente é um ativo comercializável. Ou seja, além de economizar na conta, ainda dá para rentabilizar com esse mercado. Uma vantagem importante deste modelo é que não há incidência das bandeiras tarifárias sobre o custo, algo que torna ainda mais atrativo o ingresso nesse mercado.

Elysia indica o melhor caminho para você

Na Elysia, temos uma equipe técnica especializada em soluções de energia que promovam economia e sustentabilidade ambiental para o seu negócio e para a sua residência. Com base em uma profunda análise do seu histórico e projeção de consumo, analisamos de forma personalizada a melhor maneira de atender a sua demanda energética de forma eficiente, econômica e sustentável. Contate nossos consultores para iniciar a transformação energética da sua unidade consumidora.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo

Brasil tem capacidade de aumentar energia solar em 100 vezes, diz diretor da Petrobras 

Continue lendo

Tendência de subsídios na ANEEL: energia renovável supera combustíveis fósseis na conta de luz brasileira 

Continue lendo

Volvo anuncia expansão significativa de sua rede de recarga rápida com a inauguração de mais 14 pontos até o final de fevereiro 

Continue lendo