Com dólar em alta, momento para investir em energia solar é agora

Publicado em de de

Tendência de alta da moeda norte-americana mostra que este é o momento propício para investir em energia solar

Investir em energia solar é uma questão de necessidade? Sem dúvida. Afinal, um sistema fotovoltaico pode reduzir a conta de luz em até 95% ao mês, além de garantir uma proteção contra os aumentos tarifários. 

Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel

Mas investir em energia solar também é uma questão de timing. Por mais vantajoso que seja o investimento em energia fotovoltaica em qualquer circunstância, existe, sim, o momento certo de bater o martelo na compra. E o momento ideal para gerar energia limpa é agora

Conheça o Renda Solar, solução da Elysia para você ganhar dinheiro gerando energia limpa

Escrevemos isso de forma enfática e transparente porque o mercado da energia solar tem grande parte de seus insumos (produtos) importados. Ou seja: o custo de instalação de um sistema fotovoltaico depende do preço do dólar. 

Dólar deve ter elevação nos próximos meses 

E o dólar comercial (que serve como referência para as transações internacionais) vem aumentando muito nos últimos dias. A perspectiva, daqui para frente, é que ele se eleve ainda mais – no melhor dos cenários, deve permanecer no mesmo patamar atual. Por vários motivos isso deve ocorrer: inflação em alta nos EUA, desaceleração da economia chinesa e eleições no Brasil no horizonte são alguns fatores que confirmam essa tendência de alta do dólar.

Isto é: não adie o investimento em energia solar. Se tiver a condição de fazê-lo, faça agora e não deixe escapar as melhores condições para realizar o sonho de gerar energia limpa, tornar seu imóvel autossustentável em energia e economizar até 95% na conta de luz – tudo isso com um retorno de investimento estimado em cerca de três anos para empresas.

Investir em energia solar antes de janeiro de 2023 oferece retorno mais rápido

Além do dólar em alta, há outro fator que contribui para a tomada de decisão ser agora. As mudanças impostas pelo Marco Legal da Energia Solar garante um retorno do investimento mais rápido para quem investir na aquisição de energia solar até janeiro de 2023. Quem fizer isso vai se enquadrar nas regras antigas (iguais às de quem já produz energia solar), com retorno do investimento mais rápido. 

Ficou assim com o Marco Legal:

– Quem já era gerador de energia limpa e quem passar a gerar até janeiro de 2023, continua com as regras anteriores até 2047. E as regras anteriores ao marco são mais atraentes em termos de velocidade do payback. Para residências, por exemplo, o tempo de retorno de investimento é de 4,5 anos. Para empresas, esse tempo fica em cerca de 3 anos.

– Quem passar a gerar energia após janeiro de 2023, entrará em uma regra de transição da cobrança de taxas, que será escalonada até 2045. O tempo de retorno do investimento, agora, depende de diversos fatores – como o tamanho do sistema, a incidência solar no local e o consumo do imóvel.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo
ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo