Inversor solar grid-tie - Elysia Energia Solar Rio Grande do Sul Porto Alegre

As características do inversor solar grid-tie: tudo o que você precisa saber sobre o equipamento que é o coração do sistema fotovoltaico – Parte 3

Publicado em de de

O inversor solar grid-tie ou conectado à rede é o mais utilizado em sistemas de energia solar fotovoltaico. A atuação essencial do inversor solar grid-tie no sistema é transformar a energia elétrica gerada pelo painel solar, de corrente contínua (CC) para corrente alternada (CA) e permitir a injeção da energia gerada na rede de distribuição. Saiba mais detalhes sobre o funcionamento neste post. Outro papel fundamental do inversor solar grid-tie é garantir a segurança do sistema fotovoltaico e da rede. Além de computar dados e informações da geração de energia para que ocorra o monitoramento do desempenho do seu sistema. O acompanhamento, inclusive, pode ser feito por um aplicativo.

Qual a potência do inversor solar grid-tie que você precisa?

É uma resposta que irá depender exclusivamente do tamanho do sistema que você deseja instalar no seu imóvel, ou seja, quanto você precisa gerar de energia. Normalmente, o inversor escolhido possui uma potência 15% abaixo da potência dos painéis, podendo chegar até 20% menor em alguns casos. Assim o sistema estará dimensionado para retornar seu investimento praticamente em seu ponto ótimo.

Caso eu queira instalar mais módulos no futuro, como escolho o inversor?

Caso deseje instalar mais potência num futuro próximo, você poderá adquirir logo um inversor que será capaz de suprir a demanda energética planejada para mais adiante.  Por exemplo, se você está instalando um sistema de 6 kWp na sua residência – equivalente a uma geração aproximada de 670 kWh/mês na média – e o inversor solar escolhido é de 6 kW de potência. Neste caso, é possível instalar aproximadamente 15% módulos fotovoltaicos a mais futuramente. Resultando num sistema de 6,9 kWp, que será capaz de gerar aproximadamente 770 kWh/mês. Lembrando que cada inversor possui sempre um mínimo de painéis para poder operar e também uma quantidade máxima de painéis que não pode ser ultrapassado.

Inversor solar com ou sem transformador?

A diferença básica entre as duas tecnologias é a maneira de como é realizado o processo de conversão da corrente contínua em corrente alternada. Os inversores com transformador fazem parte de uma geração mais antiga de inversores. Estes são mais pesados, mais caros de se produzir, geram mais calor e, na maioria das vezes, são menos eficientes que os inversores sem transformador ou do inglês transformerless.

A grande maioria dos fabricantes já não produz mais inversores com transformador. Logo, os inversores mais encontrados no mercado são sem transformador.

Conheça todos os tipos de inversor solar no segundo post da série

A eficiência do inversor solar grid-tie

A eficiência do inversor solar é medida em porcentagem, o que indica o quão eficiente este inversor é em converter a energia solar de corrente continua (CC) para corrente alternada (CA) – seja ela usada em imóvel residencial ou comercial. A eficiência de um inversor solar para sistemas conectados à rede elétrica pode variar. Tecnicamente falando, na média, a eficiência fica entre 94% e 98%. Saiba como acompanhar em tempo real a eficiência do seu sistema fotovoltaico

Garantia do inversor solar

A maioria dos inversores vêm, já de fábrica, com garantia de 5 anos, com a possibilidade de estende-la para até 25 anos através de um plano de garantia estendida pago diretamente ao fabricante. Alguns inversores solares já vêm com garantia 7 ou até 10 anos. Mas é sempre importante ressaltar: maior tempo de garantia não significa que o inversor solar é mais confiável. O fundamental no momento de analisar a compra é que o inversor solar seja de uma empresa com reputação comprovada e que tenha um suporte nacional. A sugestão é sempre consultar a empresa responsável pela sua instalação. Isso faz com que você saiba qual é o equipamento mais adequado para o seu sistema fotovoltaico.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Inversor solar WEG - Elysia energia solar

,

Além da conversão de corrente elétrica, conheça outras 3 funções do inversor solar

Continue lendo

, ,

Em 7 etapas, saiba como os painéis solares são produzidos

Continue lendo

,

Os painéis solares produzem energia na sombra?

Continue lendo
Painel solar - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

Com que frequência os painéis solares devem ser substituídos?

Continue lendo