Inversor solar - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul

Os tipos de inversor solar: tudo o que você precisa saber sobre o equipamento que é o coração do sistema fotovoltaico – Parte 2

Publicado em de de

Há uma gama de tipos de inversor solar no mercado. A escolha do equipamento mais adequado para o seu sistema, porém, depende de um critério técnico, o que pode ser feito através de uma empresa especializada no ramo da energia solar, como a Elysia. Neste post, você vai conhecer os tipos de inversor solar disponíveis no mercado, entender quais as características de cada um deles e, ao fim, compreender qual seria o mais adequado para o tipo de projeto d energia solar fotovoltaica que você pretende realizar. Antes de ler este material, porém, temos uma sugestão: leia o primeiro post da série, que trata do funcionamento do inversor solar.

Quais os tipos de inversor solar disponíveis no mercado?

Inversor solar grid-tie ou on-grid

Tipos de inversor solar - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul Este é o equipamento mais utilizado no mundo. Grid-tie, em português, significa conectado à rede. O aparelho grid-tie é aquele inversor usado para conectar um sistema fotovoltaico sem baterias na rede da sua residência ou empresa. Estes inversores são projetados para desligar rapidamente da rede elétrica, caso ela caia.

Entenda tudo sobre o inversor solar grid-tie

Inversor solar off-grid

Tipos de inversor solar - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul Off-grid, em português, quer dizer “fora da rede” ou “desconectado da rede”. Esses equipamentos foram produzidos para sistemas fotovoltaicos que funcionam independentemente da rede elétrica. Por exemplo: postes de iluminação solar, sistemas de rádio transmissão, telefones de emergência em rodovias, entre outros. Isto é: são usados em sistemas que usam baterias e normalmente em regiões isoladas, onde não há acesso à rede elétrica.

Inversor híbrido

Este equipamento, como o nome já diz, é uma mistura de sistema conectado à rede com um sistema desconectado da rede. Enquanto há energia disponível na rede, o sistema permanece conectado na rede e ao mesmo tempo carrega um banco de baterias. Quando há uma falta de energia na rede, o sistema se desconecta e trabalha com as as baterias. Mantendo toda ou apenas parte das cargas do imóvel abastecidas por baterias mais energia solar por um tempo determinado.

Inversor Solar string

Tipos de inversor solar - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul É um dos tipo de inversor mais utilizados no mercado de energia solar. String, em português, significa linha/corda, ou seja, neste tipo de inversor são conectados um linha de módulos fotovoltaicos que se comportam como um único grande painel. Alguns inversores permitem conectar apenas uma única linha e outros permitem que duas ou mais linhas independente sejam conectadas num mesmo inversor.

Micro-inversor solar

Tipos de inversor solar - Elysia Energia Solar Porto Alegre Rio Grande do Sul Equipamento desenvolvido para operar com uma única placa solar ou um par delas. O micro-inversor converte a energia de corrente contínua de cada painel para corrente alternada. Normalmente este equipamento é fixado atrás de cada painel. Uma das vantagens do micro-inversor é a possibilidade de operar de forma independente cada painel. Isto possibilita a aplicação dos painéis em telhados com diversas inclinações e/ou pontos de sombreamentos críticos. No Brasil, algumas empresas usufruem desta solução e a Elysia é uma delas.

Inversor solar central

São desenvolvidos para uso em construções de grande porte – como edifícios, instalações sistemas fotovoltaicos industriais e usinas solares. Trata-se, basicamente, de um grande inversor string.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar investimento - Sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul Elysia

, ,

Imóveis com energia solar têm benefícios no Imposto de Renda

Continue lendo
Empresa com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico comercial Porto Alegre

, ,

Energia solar é investimento estratégico para fortalecer abordagem ESG

Continue lendo
Empresa com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico comercial Porto Alegre

, ,

Energia solar para alta tensão (2): como fica o tempo de retorno do investimento depois do Marco Legal?

Continue lendo
Usina fotovoltaica energia solar Elysia - Solução completa aluguel energia solar

, ,

As 6 vantagens de ganhar dinheiro “alugando” energia solar

Continue lendo