As funções de inversor solar vão desde a comunicação com rede elétrica externa até o desligamento de emergência
Ele fica um pouco escondido, mas exerce uma função fundamental para a geração de energia solar. Estamos falando do inversor solar, que tem a missão de, basicamente, converter a corrente contínua em corrente alternada.
Mas além desse trabalho central, você sabia que os inversores solares têm três outras funções importantes? Poucos sabem, mas esse componente também faz o rastreamento de tensão, a comunicação de rede e o desligamento de emergência.
Inversor solar garante a produção de energia limpa e abundante
Os inversores são responsáveis por rastrear continuamente a tensão de seu painel solar, com a finalidade de descobrir a potência máxima em que seus painéis solares operam, garantindo que o sistema produza mais e mais energia limpa em todos os momentos.
Os inversores solares domésticos vinculados à rede criam uma onda senoidal mais pura de eletricidade, a fim de garantir que seus eletrodomésticos funcionem de maneira suave e eficiente.
Comunicação com a rede elétrica
Os inversores solares precisam fazer a interface com a rede. Ou seja, eles garantem que, no caso de uma queda de energia temporária, nenhuma energia gerada pelos painéis solares chegue às linhas de transmissão fora de sua casa. Isso evita que os trabalhadores de linha, que podem estar solucionando problemas ou consertando fios, sejam eletrocutados.
Desligamento de emergência
Os inversores também devem desligar o sistema quando detectam uma descarga elétrica perigosa. O envelhecimento do sistema e a degradação do material na fiação podem ser a causa disso.