Criminosos que diziam vender projetos de energia solar realizavam visitas técnicas e avaliações, de forma a dar mais credibilidade ao golpe e iludir a vítima
A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) cumpriu nesta semana cinco mandados de busca e apreensão em Curitiba (PR) e Paranaguá (PR) em repressão aos crimes de estelionato e associação criminosa. De acordo com a PCDF, o grupo passou a ser investigado após terem lesado uma idosa, em 2019, com um golpe de R$ 484 mil.
Conheça seis dicas para não cair em golpes de energia solar
Segundo as investigações, a captação da clientela ocorria pelo site da empresa, que vendia energia fotovoltaica. Quando os criminosos iam de encontro ao cliente, realizavam visitas técnicas e avaliações, de forma a dar mais credibilidade ao golpe e iludir a vítima.
Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o sue imóvel
Além desta vítima, o grupo fez outras seis vítimas pelo país (Pará, Espírito Santos, Rio de Janeiro, Goiânia e DF), calculando um prejuízo de R$ 2 milhões. Nas buscas, localizaram-se diversos documentos das empresas abertas em nome dos autores, além de máquinas de cartão de crédito; computadores; celulares; e cartões de crédito. Se condenados, eles podem pegar pena de 8 anos de prisão.
Pesquise com calma para escolher a empresa certa
Um número cada vez maior de pessoas está interessado em conhecer mais sobre a energia solar e descobrir o tamanho da economia que ela pode proporcionar. Junto desse crescimento e expansão do mercado fotovoltaico, infelizmente, começam a surgir alguns formatos de golpe. No gigantesco mundo virtual, não é tão difícil encontrar esquemas que podem transformar os sonhos da energia solar em um pesadelo para alguns proprietários.
Ao contrário de comprar um carro ou uma casa, a aquisição de um sistema de energia fotovoltaica exige uma pesquisa mais aprofundada e o aprendizado sobre o funcionamento da tecnologia. Isso significa que pode não ser tão fácil diferenciar uma empresa de energia solar séria e comprometida de algum golpista. E os golpistas podem vir de várias formas: vendedores que batem à porta, telefonemas, e-mails e até mesmo canais no YouTube.
Quando feito da maneira certa, investir em energia solar fotovoltaica é a certeza de economizar dinheiro e redução da pegada de carbono. Evitar golpes de energia solar e desfrutar desses benefícios não é difícil, mas requer certos cuidados e vigilância no momento da pesquisa de compra.