Energia solar investimento - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Não caia em armadilhas: veja dicas para investir em energia solar sem dores de cabeça

Publicado em de de

Com a expansão de energia solar no Brasil, infelizmente, começaram a surgir alguns formatos de golpe no setor fotovoltaico – saiba como evitar essa dor de cabeça  

Um número cada vez maior de pessoas está interessado em conhecer mais sobre a energia solar e descobrir o tamanho da economia que ela pode proporcionar. Junto desse crescimento e expansão do mercado fotovoltaico, infelizmente, começam a surgir alguns formatos de golpe. No gigantesco mundo virtual, não é tão difícil encontrar esquemas que podem transformar os sonhos da energia solar em um pesadelo para alguns proprietários.

Como funciona a energia solar? 

Ao contrário de comprar um carro ou uma casa, a aquisição de um sistema de energia fotovoltaica exige uma pesquisa mais aprofundada e o aprendizado sobre o funcionamento da tecnologia. Isso significa que pode não ser tão fácil diferenciar uma empresa de energia solar séria e comprometida de algum golpista. E os golpistas podem vir de várias formas: vendedores que batem à porta, telefonemas, e-mails e até mesmo canais no YouTube.

Faça um orçamento gratuito

Quando feito da maneira certa, investir em energia solar fotovoltaica é a certeza de economizar dinheiro e redução da pegada de carbono. Evitar golpes de energia solar e desfrutar desses benefícios não é difícil, mas requer certos cuidados e vigilância no momento da pesquisa de compra.

Veja dicas que podem ajudar a evitar dor de cabeça no investimento em energia solar:

Nunca assine nada imediatamente

As armadilhas, geralmente, exigem que você assine o contrato rapidamente, para que você não tenha tempo de reflexão. Nunca assine nada antes de pesquisar pelo menos três empresas de energia solar. Vá atrás de informações, faça perguntas difíceis sobre a tecnologia, custos de instalação e pagamentos. Se alguma oferta parece boa demais para ser verdade, provavelmente não é. Empresas conceituadas, como a Elysia, tiram todas as dúvidas e respeitam o tempo de cada cliente.

Nunca comece nada sem um contrato

Enquanto alguns golpistas pressionam você a assinar um contrato imediatamente, outros pressionam as pessoas a começar a trabalhar sem assinar nenhum documento legal. Não deixe isso acontecer. Uma empresa série irá insistir em um contrato e irá ajudá-lo a entender o que isso significa para você. Além disso, não confunda uma estimativa gratuita – que muitas boas empresas de energia solar fornecem – com um contrato real. Algumas empresas duvidosas fornecem uma estimativa e agem como se esse fosse o seu contrato. Não é. Qualquer contrato que você assine deve ser fácil de entender.

Obtenha referências em energia solar

Nunca deixe de verificar o histórico da empresa. Há quanto tempo a empresa está no mercado? Ela tem um endereço físico e não apenas um site ou número de telefone? Converse com clientes que tiveram instalações feitas por essa empresa. Às vezes, uma simples pesquisa online resultará em informações valiosas. 

Procure por garantias em contrato 

Uma empresa que está disposta a assinar uma garantia legalmente vinculativa provavelmente tem boa reputação. Mas, claro, sempre leia a garantia para se certificar de que a garantia cobre o que a empresa afirma cobrir. Novamente, faça pesquisas e peça referências.

Não se precipite caso financie o sistema de energia solar

Atualmente, há uma variedade de financiamentos disponíveis no mercado.Cada uma oferece vantagens diferentes. Uma empresa séria e de qualidade será capaz de oferecer uma variedade de opções de financiamento e pode explicá-las de forma transparente. Certifique-se de que o tipo de financiamento escolhido se adapta à sua situação financeira e não o prejudicará no longo prazo. Além disso, alguns golpes de painel solar vêm na forma de painéis solares “gratuitos”. Os painéis são gratuitos, mas eles vêm em troca de acordos de financiamento que podem prejudicá-lo com o tempo.

Faça a escolha certa, peça um orçamento para a Elysia

Por fim, se você acha que lidou com alguma tentativa de golpe, acione a polícia e também a agência de proteção ao consumidor estadual ou local. Em alguns casos, você pode obter restituição. Além disso, informe sua concessionária local. Frequentemente, eles podem alertar as pessoas e ajudar a fazer mudanças que podem prevenir futuros golpes.

A energia solar fotovoltaica é um investimento que se estenderá por muitos anos. A empresa que instala o seu sistema torna-se parceira. Faça sua pesquisa e evite decisões precipitadas, e esse parceiro se tornará alguém com quem você deseja trabalhar por um longo tempo. Comece sua pesquisa com empresas de confiança. 

Uma das principais empresas do setor, a Elysia possui mais de 400 projetos finalizados no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina. Com os sistemas da Elysia, os consumidores já economizaram mais de R$ 7 milhões na conta de luz.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar investimento - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Não caia em armadilhas: veja dicas para investir em energia solar sem dores de cabeça

Continue lendo
Energia solar no inverno - Elysia sistema fotovoltaico Porto Algre

,

Mito ou verdade: os painéis deixam de gerar energia solar no inverno?

Continue lendo
Mito ou verdade - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

Mito ou verdade: temperaturas extremas aumentam a produção de energia solar?

Continue lendo
Homologação de energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Homologação de energia solar: conheça prazos e diferenças do processo entre as concessionárias gaúchas

Continue lendo