Saiba tudo sobre o novo financiamento da Caixa para energia solar

Publicado em de de

Com taxas a partir de 1,18% ao mês, o financiamento da Caixa para energia solar poderá ser de até 100% do projeto

O Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável para pessoas físicas financiarem sistemas de energia solar já está disponível. A linha de crédito possibilita o financiamento de kits fotovoltaicos residenciais, assim como os custos de instalação com taxas a partir de 1,18% ao mês.

Leia a nossa série de conteúdos com todas as linhas de financiamento disponíveis no mercado

Conforme a Caixa Econômica Federal, o crédito será de até 100% do projeto, com limite conforme a capacidade financeira do cliente. O valor mínimo do empréstimo é de R$ 5 mil e o máximo é de R$ 120 mil.

O desembolso para pagamento dos equipamentos ocorrerá diretamente ao fornecedor cliente Caixa. O prazo é de até 60 meses, com carência de até 6 meses para o vencimento da primeira parcela. 

As informações abaixo tem como fonte o Canal Solar.

Qualquer pessoa pode contratar o Crédito Pessoal Caixa Energia Renovável?

Para a contratação da linha de financiamento, é preciso ser correntista da Caixa e não ter nenhum empréstimo em atraso com o banco. Para a liberação do crédito, então, será feita uma análise de crédito. 

Como contratar a linha de crédito?

Basta ir até uma agência da Caixa ou entrar em contato por meio do WhatsApp da Caixa. O banco vai solicitar os seguintes documentos: documento de identidade, comprovante de residência, comprovante de renda, nota fiscal do fornecedor do equipamento e/ou instalação do sistema de geração de energia elétrica fotovoltaica.

Após análise e aprovação do crédito, então, o dinheiro vai diretamente para a conta do fornecedor. Vale lembrar que o fornecedor também deve possuir conta na Caixa.

Posso financiar só o serviço de instalação do equipamento?

Sim, desde que o valor do serviço de instalação do equipamento esteja na nota fiscal apresentada à Caixa. Importante ressaltar, aliás, que cada contrato admite apresentação de apenas uma nota fiscal, que pode ser referente à aquisição de equipamento, serviço de instalação de equipamento ou ambos.

Quando o dinheiro cai na conta do fornecedor do equipamento?

O crédito cai na conta do fornecedor, após procedimento de conferência dos documentos e da nota fiscal da operação. Caso a documentação não seja aceita, no entanto, o seu gerente entrará em contato para orientação.

Qual é a forma de pagamento das parcelas?

As parcelas são debitadas automaticamente na data de vencimento da conta corrente.

Minha parcela atrasou, como faço para pagar?

Você pode entrar em contato com a Caixa por meio dos canais de atendimento e do site da Caixa, ou, além disso, ir até uma agência de preferência. 

O que acontece se eu não pagar a parcela?

Em caso de atraso, é possível negociar outras formas de pagamento evitando cobranças futuras. Já que, com dívidas em aberto, você terá dificuldades em conseguir novo empréstimo, será cobrado e ainda pode ficar com o nome negativado nos órgãos de proteção ao crédito. 

Caso não haja o pagamento, a dívida aumenta com o passar do tempo e, sendo assim, as chances de regularizar ficam mais difíceis.

Posso antecipar as parcelas ou quitar o empréstimo antes do prazo?

Sim. Para isso, contudo, é preciso ir até uma agência da Caixa para saber os procedimentos e as vantagens da quitação antecipada das parcelas ou do crédito total. 

Pedir o empréstimo e não instalei o equipamento, posso desistir?

Não. Uma vez que o pagamento vai direto para o fornecedor em conta de sua titularidade, após o crédito, não há cancelamento do crédito. 

Para mais informações acesse o site da Caixa, entre em contato com a Central de Atendimento (4004 0104 para capitais e regiões metropolitanas e 0800 104 0104 para demais regiões) ou visite uma das agências da Caixa.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Nova Decisão da ANEEL sobre Geração Distribuída e a Inversão de Fluxo

Continue lendo

Marco legal do hidrogênio verde é aprovado pelo Senado 

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo