Farmácia energia solar porto alegre elysia sistema fotovoltaico

Farmácia fica livre de aumentos na conta de luz com adoção de energia solar

Publicado em de de

Para se proteger da inflação energética, Farmácia SM investe em energia solar em sua segunda unidade, no bairro Belém Velho, em Porto Alegre

Depois de adotar energia solar na unidade do bairro Vila Nova, chegou a fez da Farmácia SM instalar um sistema fotovoltaico na sua sede do bairro Belém Novo, na zona sul da capital. Com isso, portanto, a empresa passa a produzir energia limpa nas duas unidades comerciais e torna-se referência sustentável no setor de comercialização de fármacos. Em ambos os projetos, a Farmácia SM contou com uma solução completa da Elysia.

Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel

De acordo com estimativa dos técnicos da Elysia, a economia na unidade de Belém Novo deve ser de aproximadamente R$ 27 mil – cifra projetada apenas para o primeiro ano de operação do sistema. Isso representa uma redução média de 34% por mês em um dos custos mais onerosos do estabelecimento comercial. A energia solar, portanto, traz mais previsibilidade orçamentária à empresa em um momento de retomada econômica do país.

Conheça o Renda Solar, uma forma de investir e ganhar dinheiro com energia solar

Com base em um projeto de engenharia ancorado na maximização do desempenho, a equipe da Elysia instalou 24 placas solares monocristalinas no telhado do imóvel. Conectados a um inversor solar, os painéis solares captam a luminosidade solar capaz de atender a mais de 30% da demanda do local.

Retorno relâmpago: 3 anos

O retorno de investimento, aliás, é uma das várias vantagens que faz o sistema fotovoltaico ser tão atraente. A Farmácia SM deve obter o seu payback em cerca de três anos. Ou seja: em meados de 2025, a empresa já terá recuperado o valor investido – e terá pela frente pelo menos mais 22 anos de geração energética limpa, renovável e sem custo.

Mas isso só vai ocorrer porque a farmácia decidiu investir em energia solar na hora certa. Até janeiro do próximo ano, o consumidor que investir em energia fotovoltaica irá se encaixar nas regras antigas de geração distribuída – normas, aliás, que garantem um retorno mais rápido do investimento por conta da isenção tarifária. Quem investir após essa data entra em uma regra de transição, na qual o tempo de retorno pode ser um pouco mais alongado.

Imunidade tarifária

Importante lembrar que a farmácia, de agora em diante, deixa de sofrer com os recorrentes aumentos tarifários na conta de energia elétrica. Esse é mais um dos benefícios diretos da energia solar, mas que também ajuda a desafogar o sistema elétrico brasileiro, que enfrentou recentemente uma das maiores crises da história do país.

Não há como deixar de mencionar os impactos ambientais da adoção de uma energia limpa. Em um ano, a projeção é de que o imóvel deixe de emitir 20 toneladas de CO2 na atmosfera. A redução da pegada ecológica da Farmácia SM serve de inspiração para outras empresas gaúchas – Estado onde a Elysia já possui quase mil sistemas em funcionamento.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo
ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo