Eletrodoméstico com economia de energia

Como escolher o eletrodoméstico mais sustentável e econômico?

Publicado em de de

No Brasil, a melhor maneira de escolher um eletrodoméstico com eficiência energética é olhar o Selo Procel

O Selo Procel é um daqueles elementos do dia a dia que, mesmo que você não saiba o que é, já viu por aí. Sabe aquele adesivo que vem colado num eletrodoméstico novo ou no mostruário das lojas, indicando o nível de consumo de energia? Esse é o Selo Procel. Desde 1993, ele é aplicado em eletros como geladeiras, microondas e aparelhos de ar condicionado, além de lâmpadas e outros produtos que são usados no dia a dia das casas brasileiras, e dependem diretamente da energia elétrica para funcionar.

Mas mesmo sendo tão antigo, muita gente não sabe como interpretar as informações que vêm escritas ali. Vamos entender?

O que é e para que serve o Selo Procel?

O Selo Procel aparece dessa forma em aparelhos domésticos e, nele, conferimos o consumo médio de energia. Procel é a sigla que corresponde ao Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, um projeto coordenado pelo Ministério de Minas e Energia. Para o consumidor, o Selo Procel é uma forma de aumentar o nível de informações sobre o produto antes da compra. 

Quando você adquire um eletrodoméstico com alta eficiência energética, garante que o equipamento vai consumir o mínimo de energia necessária para funcionar. No fim do mês, a conta de luz aparece muito mais barata – pode ter certeza.

Além disso, investir em eletrodomésticos e eletrônicos eficientes, também contribui para um consumo sustentável de energia e diminui a necessidade de investimentos no setor energético. Essa prática também faz com que as grandes empresas passem a produzir equipamentos nessas condições para não perderem lucro. Ou seja: todo mundo sai ganhando.

Quais são as classificações do Selo Procel?

O Selo Procel classifica os diferentes tipos de equipamentos elétricos de A a G (e eles também são indicados por cores que vão do verde ao vermelho). O Selo Procel A é o mais indicado, porque significa que aquele aparelho é um dos mais eficientes da categoria. Nas lojas físicas, o adesivo do Selo Procel fica no produto do mostruário. Pela internet, você pode buscar por essa classificação nas informações técnicas do produto. Ela pode estar indicada como “Eficiência Energética” ou “Classificação INMETRO”.

Além do Procel, o que mais procurar?

Mesmo que a classificação de eficiência energética seja a parte mais importante do Selo Procel, existem outras informações relevantes para o funcionamento do produto que você comprou. Uma das principais é a indicação de consumo de energia em KWh por mês. Assim, você consegue ter uma noção de quanto o aparelho consome mensalmente levando em consideração o tempo de uso estipulado nos testes. Além disso, no Selo Procel, você também vai encontrar a tensão elétrica em que o eletro deve ser utilizado (127V, 220V ou bivolt), o tipo de produto, nome do fabricante e a marca.

No final da etiqueta, o Selo Procel tem informações específicas para cada eletrodoméstico. Num ventilador de mesa, por exemplo, ela indica a vazão, o diâmetro da hélice e o da grade. Numa geladeira, ele mostra o volume do compartimento refrigerado, volume do congelador e a temperatura interna.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

O quanto os Gatos podem afetar o seu bolso?

Continue lendo

Marco legal do hidrogênio verde é aprovado pelo Senado 

Continue lendo

O consumo de energia no mercado livre aumentou 10% em maio, de acordo com a EPE

Continue lendo

, , ,

Energia solar por assinatura no Brasil: Entenda quais são os obstáculos e as expectativas 

Continue lendo