Geração energia solar serviços - Elysia sistema fotovoltaico comercial Rio Grande do Sul

Empresa de serviços elétricos adota geração de energia solar na sede comercial

Publicado em de de

Uma das maiores empresas gaúchas do setor de serviços, Instaladora Elétrica Mercúrio conta com solução completa da Elysia para gerar energia solar 

Com sede em Sapucaia do Sul, na Grande Porto Alegre, a Instaladora Elétrica Mercúrio (IE Mercúrio) recebeu uma solução completa de energia solar da Elysia. No telhado da empresa, foram instalados 316 painéis solares, interligados a um inversor solar, conjunto de equipamentos que dá vida ao sistema fotovoltaico 107 kWp – capaz de abastecer mais de 70% do consumo do imóvel comercial.

Faça agora um orçamento gratuito de energia solar para o seu imóvel

A produção de energia solar proporciona à IE Mercúrio uma redução de aproximadamente 68% no custo energético mensal da empresa, conforme estimativa da Elysia. Ainda de acordo com essa projeção, a empresa deve somar uma economia de R$ 95 mil em apenas um ano de operação do sistema fotovoltaico. Trata-se, portanto, de uma verdadeira transformação energética, financeira e sustentável que ocorreu dentro da Mercúrio.

Conheça o Renda Solar, uma forma de investir e ganhar dinheiro com energia solar

Proteção contra aumentos na conta de luz

Para Luccas Priotto, sócio-diretor da Elysia, a IE Mercúrio tornou-se mais uma representante do setor de serviços que enxergou de forma concreta as vantagens e benefícios diretos da energia solar. ¨A energia solar é uma das principais aliadas das empresas, sobretudo nos últimos anos, período em que a tarifa energética subiu a níveis acima da inflação. A produção de uma energia limpa, portanto, foi a alternativa encontrada pelas empresas para escapar dos aumentos, economizar na conta de luz e, ainda, alavancar sua competitividade em um mercado cada vez mais disputado¨, avalia Priotto.

De fato, atualmente, não há investimento mais rentável do que a energia solar. Além da volumosa economia (já citada acima), a IE Mercúrio fica livre de eventuais aumentos na tarifa de energia elétrica – a chamada inflação energética, cujo peso sobrecarrega o setor produtivo brasieliro. Pouco se fala deste benefício cujo impacto é enorme, em especial no Brasil, que acumula uma das maiores cargas tributárias sobre a energia elétrica no mundo.

Retorno do investimento em tempo recorde

Conforme projeção da Elysia, o retorno do investimento (ROI) da IE Mercúrio deve ocorrer em cerca de 3 anos. Aliás, um tempo difícil de ser batido por qualquer outro investimento, sendo que o tempo de vida útil de um sistema fotovoltaico está estimado em pelo menos 25 anos. Essa tem sido a média dos ROIs para projetos de energia solar comerciais – desde que o investimento ocorra, é claro, antes de janeiro de 2023. Os sistemas que entrarem em operação após esse período, portanto, se encaixam nas novas regras do Marco de Energia Solar e terão os ROIs modificados.

Redução da pegada ecológica

Além da esfera financeira, vale ressaltar a contribuição que a IE Mercúrio oferece ao meio ambiente – e, indiretamente, a todas as gerações futuras. Em um ano, a empresa deve deixar de emitir quase 61 toneladas de CO2 na atmosfera com a geração de energia limpa. Essa redução da pegada ecológica contribui para a preservação dos recursos naturais do planeta, o que favorece a qualidade de vida das próximas gerações.

Além disso, ajuda a desafogar o sistema elétrico brasileiro, ainda muito dependente dos altos níveis dos rios e da extração de minerais. O impacto ambiental, portanto, ajuda a desafogar a matriz energética do país e a reduzir o custo de geração de energia elétrica.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo
ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo