Sistema fotovoltaica em indústria - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

Empresa com energia solar tem: retorno do investimento em três anos

Publicado em de de

Afinal, qual é a empresa que não quer ficar mais de 20 anos sem ter que se preocupar com o custo de energia elétrica?

Uma empresa que ainda não investiu em energia solar está perdendo tempo. Além de adiar a adaptação do negócio à sustentabilidade, uma empresa sem energia solar está ficando em desvantagem competitiva no mercado. Afinal, qual é a empresa que não quer ficar mais de 20 anos sem ter que se preocupar com o custo de energia elétrica?

Para quem investir em energia solar até janeiro de 2023, o retorno do investimento para empresas está estimado em cerca de três anos. Sim, apenas três anos. Ou seja: como um sistema fotovoltaico projetado e instalado com excelência tem pelo menos 25 anos de vida útil, o seu negócio tem cerca ao menos 22 anos de geração elétrica de baixíssimo custo – em muitos casos, apenas pagando a taxa mínima da fatura de energia elétrica.

Hoje, sem dúvida, a energia solar é o investimento mais rentável e inteligente que uma empresa pode realizar. Isto é: com um sistema fotovoltaico, seu negócio passa a gerar uma energia limpa, contribui para a preservação ambiental, eleva a sua imagem e reputação e ainda ficará protegido de futuros aumentos tarifários na conta de energia elétrica. Para se ter uma ideia, só para 2022 está previsto um aumento de cerca de 20% para consumidores de baixa e média tensão.

Com base em um levantamento da revista Exame, veja o comparativo do investimento em energia solar em relação a outras opções (dados de 2019):

InvestimentoRentabilidade
Energia solar24%
Tesouro IPCA+ 2024 (NTN-B Principal)18,46%
Tesouro Prefixado 2023 (LTN)16,49%
Fundos Multimercados Investimento no Exterior13,31%
Fundos Renda Fixa Indexados12,93%
Fundos Multimercados Livre11,72%
Tesouro Prefixado com Juros Semestrais 2021 (NTN-F)9,75%
Fundos de Renda Fixa Investimento no Exterior8,52%
Fundos Cambiais8,14%
Tesouro Prefixado 2020 (LTN)6,53%
Tesouro Selic 2023 (LFT)6,09%
Tesouro Selic 2021 (LFT)5,91%
Fundos Renda Fixa Simples4,87%
Poupança3,95%

Fatores que devem entrar no conta do ROI

Vida útil superior ao tempo de retorno de investimento em energia solar

A durabilidade dos sistemas fotovoltaicos é grande – como já dissemos, possui uma vida útil de 25 anos, em média. O tempo de retorno de investimento é o período necessário para que o custo de instalação se pague e, a partir daí, comece a dar lucro para o proprietário. Esse cálculo depende de variáveis como o investimento total realizado e a geração média mensal do sistema de energia solar (kWh), considerando, sem dúvida, tarifas de energia (R$/kWh) que podem ser diferentes de uma região para outra.

Redução da conta de energia e recebimento de créditos

No momento em que os painéis solares estão instalados de forma integrada ao sistema elétrico da concessionária, a energia elétrica gerada que não for consumida poderá ser injetada na rede de distribuição e convertida em créditos. Esse crédito, por conseguinte, é compensado na próxima conta de energia, reduzindo o valor cobrado. Essa troca de energia, portanto, constitui o sistema de compensação regulamentado pela ANEEL.

Proteção contra a inflação energética

A energia solar, então, torna o imóvel o gerador da própria energia. Essa independência energética o protege de eventuais reajustes na tarifa de energia – a chamada inflação energética. Isto é: os consumidores não irão mais pagar pelos aumentos na tarifa de energia. O Brasil é o 4ª país com a maior incidência de impostos sobre a conta de luz – e as projeções de elevação do custo energético não param de subir. Portanto, toda empresa que estiver protegida de novos aumentos está economizando para o futuro.

Valorização do imóvel com sistema de energia solar

O sistema fotovoltaico para geração de energia elétrica é considerado uma melhoria no imóvel – isto é: uma adaptação aos novos tempos, que exigem soluções sustentáveis. Já que se trata de um recurso arquitetônico moderno e ambientalmente correto, o sistema de energia solar contribui para a valorização do imóvel em até 8%.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, , ,

Energia limpa: crescimento de 50% em 2023

Continue lendo
ons prevê nivel baixo de reservatorios

Alerta do ONS: níveis das hidrelétricas no Brasil podem chegar a 36% até julho 

Continue lendo

, ,

Recorde de demanda de energia: Sistema Interligado Nacional responde com eficiência e sustentabilidade 

Continue lendo

, , ,

Brasil já adicionou 2 GW de energia solar em 2024 

Continue lendo