Residência com energia solar Porto Alegre - Elysia sistema fotovoltaico

Energia solar em residências cresce 2.000% no Brasil nos últimos três anos

Publicado em de de

Em usinas solares, o aumento foi de 200% – a energia solar, disparado, é um dos investimentos mais rentáveis e atrativos do mercado

Ainda que o Brasil tenha potencial enorme para diversificar mais a sua matriz energética, a energia solar, sem dúvida, vem ganhando espaço nos telhados residenciais. O país alcançou neste ano a importante marca de 10 gigawatts de capacidade instalada (soma-se, aqui, tudo: sistemas comerciais, rurais, residenciais…). Isso equivale, como já publicamos aqui no blog, a 70% da capacidade da usina hidrelétrica de Itaipu. Portanto, a energia solar, sozinha, está gerando quase uma Itaipu inteira.

Mas vamos falar de mais números positivos. Nos últimos três anos, houve um aumento de 200% na energia solar centralizada (usinas solares). Já quando se fala em energia solar distribuída (painéis em telhados) o crescimento é de 2.000%. Estamos falando de um crescimento forte, consistente e que, certamente, veio para ficar.

Hoje, no Brasil, a energia solar é um dos investimentos mais rentáveis e atrativos do mercado. Isso se explica pelos sucessivos aumentos tarifários, causados, especialmente, pela crise hídrica que abate o país. Mas não só isso. O retorno do investimento está cada vez mais rápido também pela redução do valor dos insumos nos últimos anos, causados, principalmente, pela difusão da energia fotovoltaica no Brasil.

Se você ainda está em dúvida se estamos em um bom momento para adquirir um sistema fotovoltaico, afirmamos de forma categórica: não adie a compra. Você estará apenas perdendo tempo de economizar, contribuir para o meio ambiente e ainda ajudar o país a desafogar o sistema elétrico.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Solução de atendimento a clientes com sistemas de energia solar em condição de alagamento

Continue lendo
energia solar

,

Energia solar: avanços e impacto na matriz elétrica brasileira

Continue lendo
brasil

Brasil na vanguarda da transição energética global com energia solar 

Continue lendo
espelhos orbitais

Espelhos orbitais: inovação na produção de energia solar 

Continue lendo