Se a sua empresa pode reduzir em quase 100% o gasto com energia elétrica e ficar livre da inflação energética: qual é o motivo para adiar o investimento em energia solar?
Quando pensamos em qual deve ser a prioridade de investimento em uma empresa, a resposta mais natural normalmente está associada à qualidade do produto que ela produz. Mas essa constatação vem mudando de forma rápida desde 2012, quando o Brasil regulamentou a possibilidade de geração distribuída, processo no qual cada empresa pode instalar seu próprio sistema de geração de energia solar. Essa mudança de paradigma revolucionou a maneira como o meio empresarial passou a enxergar a geração de energia elétrica, que agora pode ser feita de forma limpa e renovável, sem agredir o meio ambiente. E mais: sem gerar um custo elevado para o caixa.
Não há justificativa para adiar o investimento em um sistema de geração de energia solar. Com o uso de um sistema fotovoltaico, a empresa pode ter uma redução de até 95% (em alguns casos, pode chegar a 98%) no gasto com energia elétrica. É praticamente o fim de uma das despesas que mais pesa no orçamento de um negócio. Afinal, qual é a empresa que não quer ficar livre desta dor de cabeça?
Como funciona a energia solar?
Além disso, a empresa fica protegida de novos aumentos na conta de luz. Essa vantagem representa uma mudança impactante no caixa. A proteção contra a inflação energética significa estar livre dos constantes aumentos na energia elétrica. Em um país que tem a 4º maior carga tributária incidente sobre a energia elétrica, trata-se de um benefício altamente competitivo. Todo o recurso economizado durante os anos de geração de energia limpa podem ser direcionados para a qualificação e ampliação de outros setores da empresa.
Retorno de investimento cada vez mais rápido
No primeiro mês após a instalação do sistema, a queda no valor da conta de luz já é percebida. Isso porque a empresa deixará de utilizar a energia fornecida pela concessionária e irá produzir sua própria energia. O investimento na instalação de um sistema de energia solar fotovoltaica tem retornado, em média, entre 3 e 4,5 anos. E a vida útil dos painéis de captação é de pelo menos 25 anos. Ou seja: o empreendimento pode gerar energia limpa, sem custo, por mais de 20 anos.
Hoje, no mercado, são poucos os investimentos que superam a rentabilidade da energia solar. O sistema fotovoltaico ainda tem um diferencial: ele vai além da vantagem financeira. O aumento do valor patrimonial e o retorno no aumento da reputação da empresa são vantagens que impulsionam ainda mais a rentabilidade do investimento em energia solar.
Facilidade de instalação
Os módulos de energia solar são instalados de maneira simples, e levam, em média, poucos dias para serem colocados. Uma instalação qualificada e bem planejada, inclusive, não interfere na rotina da empresa. Uma dúvida frequente dos empresários(as) é se a empresa perde a opção de gerar energia elétrica tradicional. A resposta é não, o imóvel comercial continua podendo utilizar energia tradicional.
E ainda há a opção de reverter em crédito financeiro uma eventual geração excedente de energia. Caso produza mais energia solar do que a demanda do seu negócio, há duas opções: utilizar a sobra em outro imóvel (com o mesmo CNPJ) e gerar crédito, que pode ser abatido nas próximas faturas de energia elétrica.
Com a Elysia, todos os clientes podem acompanhar em tempo real a efetividade e o funcionamento do seu sistema fotovoltaico. Tudo por meio de um aplicativo instalado no celular ou computador.