Energia solar no inverno - Elysia sistema fotovoltaico Porto Algre

Mito ou verdade: os painéis deixam de gerar energia solar no inverno?

Publicado em de de

Mito. O sistema fotovoltaico depende da luminosidade do sol para produzir energia – mesmo em dias nublados, há geração energia solar no inverno

Definitivamente: não caia mais nessa falsa afirmação de que não há geração de energia fotovoltaica durante o inverno. Esse é um mito que precisa ser esclarecido. Vamos entender? Os painéis solares dependem apenas – e somente – da luminosidade solar para captar e gerar energia. Significa dizer que basta o sol nascer, mesmo que ele esteja por detrás das nuvens, para que ocorra produção de energia elétrica. 

Faça um orçamento gratuito

Sim, um sistema fotovoltaico gera energia até em dias chuvosos. Claro que, por conta de incidir uma radiação solar menos intensa, a produção será um pouco menor quando comparado a um dia ensolarado. Mas o sistema não deixa de produzir energia em nenhum segundo durante a incidência de luminosidade solar ao longo do dia.

Como funciona a energia solar?

Portanto, o frio de inverno, mais rigoroso no Rio Grande do Sul do que em outras regiões do Brasil, não influencia negativamente na geração de energia. Em dias de temperaturas mais amenas, inclusive, o desempenho dos painéis pode ser mais eficiente.

Mas o que deve ser analisado, afinal?

O que deve ser ponderado nesta estação mais fria é o seguinte: os dias têm uma duração mais curta, além de ocorrer uma mudança de angulação do sol em relação à Terra. Esses dois fatores, juntos, fazem com que a luz solar chegue de maneira mais amena à superfície terrestre no hemisfério sul. Porém, esses fatores são devidamente analisados e compensados pela equipe técnica na hora do dimensionamento do sistema.

O inverno é um ótimo momento para investir em energia solar

Nem mesmo a neve, que atinge ocasionalmente algumas regiões do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, apresenta problema para o sistema fotovoltaico. Os painéis são fabricados com uma película antiaderente e são fixados em uma angulação que não permitem o acumulamento do gelo em cima dos módulos, não havendo perigo do gelo bloquear a luz do sol.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia solar investimento - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Não caia em armadilhas: veja dicas para investir em energia solar sem dores de cabeça

Continue lendo
Energia solar no inverno - Elysia sistema fotovoltaico Porto Algre

,

Mito ou verdade: os painéis deixam de gerar energia solar no inverno?

Continue lendo
Mito ou verdade - Elysia energia solar Rio Grande do Sul

,

Mito ou verdade: temperaturas extremas aumentam a produção de energia solar?

Continue lendo
Homologação de energia solar - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Homologação de energia solar: conheça prazos e diferenças do processo entre as concessionárias gaúchas

Continue lendo