Pesquisas mostram que ações sustentáveis, como a geração de energia solar, são peças-chave na motivação e no comprometimento dos funcionários com suas respectivas empresas
Ter uma equipe engajada e motivada para o exercício do trabalho é uma missão fundamental para qualquer empresa. Um time de funcionários comprometido com os objetivos do negócio é meio caminho andado para o alcance das metas. E você sabia que a produção de energia solar pode ajudar – e muito – no fortalecimento do espírito de engajamento coletivo da equipe?
Como funciona a energia solar?
Diversas pesquisas do segmento de recursos humanos mostram que pessoas que trabalham em empresas socioambientalmente comprometidas sentem-se mais engajadas e motivadas. O resultado prático disso é o aumento da produtividade no dia a dia. Isso ocorre porque os colaboradores entendem que fazem parte de algo maior, não apenas limitado à venda de produto ou ao oferecimento de serviços, mas também à difusão de valores.
A relevância da adoção de ações sustentáveis nas empresas está apontada no estudo intitulado “Next – Observatório de Tendências em Sustentabilidade”, da consultoria Ideia Sustentável. O levantamento mostra, como tendência número três, que é fundamental engajar e mobilizar os colaboradores, especialmente os colaboradores-âncora, em iniciativas ligadas à sustentabilidade.
Empresas estão sendo pressionadas a ter gestão ambiental responsável
Para especialistas no setor de RH, há uma crise relacionada ao vínculo das pessoas com o seu trabalho. Mas, por outro lado, as empresas estão sendo cada vez mais pressionadas pelos seus próprios clientes a terem uma gestão social e ambientalmente responsável. A questão que fica é: quanto engajamento é necessário para implantar a sustentabilidade e quanto a adoção de um modelo de negócios sustentável é um fator de engajamento, principalmente para a nova geração de profissionais?
Essa tendência parte do pressuposto de que qualquer mudança que venha a se fazer em uma empresa rumo a um modelo de negócio mais sustentável não acontece apenas de cima para baixo. Segundo Ricardo Voltolini, diretor-presidente da Ideia Sustentável, “não é porque o presidente quer, que uma estratégia de sustentabilidade será implementada no dia a dia. A ideia tem de descer e imergir em toda a organização. Para isso, é fundamental ter um trabalho de engajamento de colaboradores”, avalia.