Forbes - Elysia energia solar POA

Energia solar em alta: revista Forbes publica reportagem especial sobre tecnologia fotovoltaica

Publicado em de de

Maior revista de negócios do mundo, Forbes publica conteúdo de fôlego sobre o funcionamento e os benefícios da energia solar

Em um extenso conteúdo jornalístico, a revista Forbes, maior veículo de negócios do mundo, publicou na última semana uma reportagem especial sobre a energia solar fotovoltaica. Do modo de funcionamento aos equipamentos utilizados, a matéria faz um raio-x da tecnologia que vem se espalhando rapidamente pelo mundo. Em tópicos, confira os principais trechos da reportagem. 

Como funciona a energia solar?

Funcionamento

No Brasil, para garantir que os painéis solares sejam expostos ao máximo de luz possível, é melhor instalá-los em um telhado voltado para o norte, embora os telhados leste e oeste também sejam adequados.

Os painéis solares devem ser instalados em um ângulo entre 10 e 50 graus, sendo mais indicado o ângulo ideal entre 30 e 40 graus. Você também deve garantir que não haja prédios ou árvores por perto que, possam deixar os painéis à sombra.

Conectado aos painéis, é instalado um inversor, que tem a função de converter a eletricidade gerada de uma corrente contínua (CC) em uma corrente alternada (CA), usada pela maioria dos eletrodomésticos.

Quais são os benefícios?

O maior benefício de ter painéis solares instalados é que você vai economizar nos custos de eletricidade. Com um sistema fotovoltaico adaptado para a sua demanda de energia, você poderá produzir eletricidade para toda a sua casa.

Outro benefício é que você reduzirá sua pegada de carbono. Um sistema fotovoltaico residencial compacto pode economizar entre 1,3 e 1,6 toneladas de carbono por ano, dependendo de onde você mora.

Quanto tempo leva para recuperar os custos?

Esta conta depende de vários fatores, inclusive do tamanho do seu sistema. Como a reportagem da Forbes teve como foco o Reino Unido, os valores são diferentes. No Brasil, essa taxa de retorno está em torno de 5 anos para residências e cerca de 4 anos para empresas.

O que considerar antes de escolher os painéis solares

Se você estiver pensando em instalar painéis solares, precisará considerar se seu telhado é adequado, incluindo se é grande o suficiente e quanta luz solar recebe. Você também precisa pensar no tamanho de sistema que vai necessitar. É importante garantir que o tamanho seja grande o suficiente para atender às necessidades de energia da sua casa, mas também que você não tenha um grande excedente. Projetos superdimensionado podem acarretar em energia subutilizada e impactar em seu retorno do investimento.

Por fim, certifique-se de contratar uma empresa especializada e com com experiência no mercado. Procure pesquisar projetos e instalações já executadas pela empresa – e nunca deixe de tirar todas as suas dúvidas antes de efetivar a compra. 

Mantenha os painéis solares limpos

É importante limpar regularmente seus painéis solares. A manutenção realizada de forma correta faz com que a vida útil dos equipamentos aumente, além de mantê-los em operação no máximo da sua eficiência. Considere contratar o serviço de uma empresa de energia solar para executar esse serviço.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Energia fotovoltaica comercial - Elysia energia solar Porto Alegre

,

Energia solar para empresas: conheça seis projetos da Elysia que mudaram a realidade financeira dos negócios

Continue lendo
Empresa com energia solar - Elysia sistema fotovoltaico comercial Porto Alegre

,

Energia solar para empresas: redução de até 95% na energia elétrica e proteção contra aumentos

Continue lendo
Energia solar empresarial - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

,

Energia solar para empresas: mirar a satisfação de consumidores conscientes é fundamental

Continue lendo
Janelas e portas antigas, por exemplo, são os principais contribuintes para o alto consumo de energia e, portanto, o aumento das contas. Você deve garantir que tenha janelas e portas adequadas e isolar adequadamente outros espaços da casa, como o porão e o sótão. 7 - Fiação defeituosa Outra coisa que pode estar causando as elevadas contas de eletricidade é o sistema de fiação do imóvel estar com problemas. Se os fios defeituosos entrarem em contato com objetos condutores ou outros fios, eles podem aquecer e causar consumo de energia. Isso pode fazer com que você pague contas mensais altas sem saber exatamente o que está errado. A fiação defeituosa não é ruim somente para gerar contas de luz altas, mas também perigosa quando tocada. Se houver fios desencapados em sua casa, eles podem causar mais danos do que o imaginado. Portanto, é aconselhável fazer uma revisão elétrica do seu imóvel rotineiramente. 8 - Aparelhos com defeito Se suas contas mensais de energia aumentarem repentinamente, sem nenhuma explicação, é necessário verificar se os aparelhos em sua casa estão em boas condições. Os aparelhos que consomem quantidades significativas de energia podem incluir uma máquina de lavar, secadoras e lava-louças. Portanto, é aconselhável fazer a manutenção adequada de alguns desses aparelhos. Um aparelho com defeito pode facilmente causar choque ou incêndio, o que pode ser ainda mais caro. Se você notar alguma falha em qualquer dispositivo ou suspeitar que está usando muito mais energia do que antes, é prudente chamar um especialista.

,

6 maneiras de seu imóvel ter maior eficiência energética

Continue lendo