Energia solar agronegócio - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Energia solar é a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental para o agronegócio

Publicado em de de

Os recentes aumentos no custo com energia elétrica fez o agronegócio perceber que é inadiável investir em energia solar

O avanço do uso de tecnologias modernas no campo fez aumentar de forma considerável a demanda por energia elétrica. Não à toa, hoje, um dos principais insumos para o sucesso da competitividade rural é, sem dúvida, a disponibilidade de energia nas fazendas de todos os tamanhos e tipos de produção. 

Conheça as vantagens do uso de energia solar no campo

É a eletricidade que toca, por exemplo, os diferentes modelos de motores, as bombas para irrigação indispensável na horticultura que gera as verduras, legumes, frutas e flores. Ou as grandes áreas de café, produtos cítricos e até algodão. 

Conheça uma propriedade gaúcha que revolucionou a produção com energia solar

Não há refrigeração de carnes, leite e derivados sem eletricidade – nem na regulagem de temperatura nas criações de vacas leiteiras, frangos e suínos. Na iluminação, em cercas elétricas, no monitoramento das propriedades rurais, nos escritórios agrícolas onde a internet tem papel central na gestão. Enfim, a energia elétrica é peça fundamental no dia a dia da zona rural.

Energia solar é a melhor alternativa para escapar do alto custo

A conta de luz tem sido uma dor de cabeça para todos os brasileiros nos últimos anos. Para o agronegócio, aliás, não é diferente. Com o agravamento da crise hídrica e o risco de racionamento, o custo da energia elétrica sofreu diversos aumentos em razão do acionamento das termelétricas. Mas há algumas opções para escapar desse problema, gerar uma energia limpa e praticamente cortar o custo com energia elétrica. A mais acessível é a energia solar. 

Têm crescido nas fazendas brasileiras a geração e o uso da energia solar produzida localmente. Desde 2012, os produtores rurais já investiram cerca de R$ 3,4 bilhões em energia solar, gerando mais de 21 mil empregos. O setor rural responde, hoje, portanto, por 13,1% de toda a potência instalada em sistemas de geração própria com a fonte fotovoltaica. 

Num país onde o sol brilha quase todos os dias, esse modelo tende a crescer muito, garantindo segurança energética, estabilidade jurídica, previsibilidade e maior autonomia para os produtores rurais com luz mais barata. E com uma sustentabilidade maior, sobretudo na questão ambiental, tão reclamada por consumidores do mundo todo.

Portanto, se você é produtor rural e ainda não adotou a geração de energia solar, chegou a hora de conhecer mais de perto esta tecnologia que pode revolucionar a sua propriedade.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

importação de módulos

Recorde: Trimestre registra o maior volume de importação de módulos FV na história do Brasil

Continue lendo
tarifas de energia elétrica

Medida provisória de redução das tarifas de energia assinada pelo presidente Lula

Continue lendo
tendências em tecnologia solar

,

Explorando as tendências em tecnologia solar: inovação rumo a um futuro sustentável 

Continue lendo
crescimento da energia solar

, ,

Energia solar lidera crescimento recorde de renováveis em 2023, destaca estudo da IRENA

Continue lendo