Energia solar agronegócio - Elysia sistema fotovoltaico Rio Grande do Sul

Energia solar é a garantia de sustentabilidade econômica e ambiental para o agronegócio

Publicado em de de

Os recentes aumentos no custo com energia elétrica fez o agronegócio perceber que é inadiável investir em energia solar

O avanço do uso de tecnologias modernas no campo fez aumentar de forma considerável a demanda por energia elétrica. Não à toa, hoje, um dos principais insumos para o sucesso da competitividade rural é, sem dúvida, a disponibilidade de energia nas fazendas de todos os tamanhos e tipos de produção. 

Conheça as vantagens do uso de energia solar no campo

É a eletricidade que toca, por exemplo, os diferentes modelos de motores, as bombas para irrigação indispensável na horticultura que gera as verduras, legumes, frutas e flores. Ou as grandes áreas de café, produtos cítricos e até algodão. 

Conheça uma propriedade gaúcha que revolucionou a produção com energia solar

Não há refrigeração de carnes, leite e derivados sem eletricidade – nem na regulagem de temperatura nas criações de vacas leiteiras, frangos e suínos. Na iluminação, em cercas elétricas, no monitoramento das propriedades rurais, nos escritórios agrícolas onde a internet tem papel central na gestão. Enfim, a energia elétrica é peça fundamental no dia a dia da zona rural.

Energia solar é a melhor alternativa para escapar do alto custo

A conta de luz tem sido uma dor de cabeça para todos os brasileiros nos últimos anos. Para o agronegócio, aliás, não é diferente. Com o agravamento da crise hídrica e o risco de racionamento, o custo da energia elétrica sofreu diversos aumentos em razão do acionamento das termelétricas. Mas há algumas opções para escapar desse problema, gerar uma energia limpa e praticamente cortar o custo com energia elétrica. A mais acessível é a energia solar. 

Têm crescido nas fazendas brasileiras a geração e o uso da energia solar produzida localmente. Desde 2012, os produtores rurais já investiram cerca de R$ 3,4 bilhões em energia solar, gerando mais de 21 mil empregos. O setor rural responde, hoje, portanto, por 13,1% de toda a potência instalada em sistemas de geração própria com a fonte fotovoltaica. 

Num país onde o sol brilha quase todos os dias, esse modelo tende a crescer muito, garantindo segurança energética, estabilidade jurídica, previsibilidade e maior autonomia para os produtores rurais com luz mais barata. E com uma sustentabilidade maior, sobretudo na questão ambiental, tão reclamada por consumidores do mundo todo.

Portanto, se você é produtor rural e ainda não adotou a geração de energia solar, chegou a hora de conhecer mais de perto esta tecnologia que pode revolucionar a sua propriedade.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

, ,

Conheça 7 benefícios da energia solar para imóveis residenciais

Continue lendo
Aumento da conta de luz - Elysia Energia Solar Rio Grande do Sul

, ,

Conta de luz da CEEE fica 14,62% mais cara para consumidores gaúchos

Continue lendo
Mercado com energia solar Porto Alegre

,

Por que o aumento na conta de luz torna o investimento em energia solar ainda mais atraente?

Continue lendo

, ,

Fabricante de autopeças inicia geração de energia solar no Rio Grande do Sul

Continue lendo