Em 7 etapas, saiba como os painéis solares são produzidos

Publicado em de de

Montamos um passo a passo para você entender como é feita a fabricação dos painéis solares, que são a marca registrada do sistema fotovoltaico

Em um mundo globalizado, você vai encontrar fabricantes de painéis solares em muitos lugares do mundo. Nos Estados Unidos, na Europa – mas, sem dúvida, a maior parte dos painéis solares é produzida em países da Ásia, especialmente na China. 

A Panasonic, por exemplo, tem sua planta nos EUA e na Malásia, enquanto o Mission Solar fabrica somente nos EUA. A Jinko Solar, por sua vez, tem sua sede na China, enquanto a Canadian Solar produz suas placas no Canadá. 

Para produzir um painel fotovoltaico, três componentes são indispensáveis: silício, metal e vidro. As células solares são feitas de silício e protegidas por uma lâmina de vidro sobre os painéis. Isso permite que a luz solar seja filtrada para as células.  Quando expostas à luz solar, as células solares de dióxido de silício geram uma corrente elétrica, que é, então, convertida em eletricidade por meio de um inversor.

Bom, feita essa introdução, vamos ao que interessa? 

Dividimos o processo de fabricação dos painéis solares em 7 etapas;

Etapa 1 – Tipo de célula fotovoltaica

A primeira etapa consiste em produzir as células de silício solar do tipo “p” ou do tipo “n”, o que significa carga positiva ou negativa. 

Uma célula de silício do tipo “p” é construída em uma base carregada positivamente, o que significa que a camada inferior é misturada com boro e a camada inferior é misturada com fósforo.

A célula do tipo “n” é construída de forma oposta, com o fósforo servindo como base. A principal diferença é que as células do tipo “n” oferecem mais eficiência e não são afetadas pela degradação induzida pela luz ou redução na produção quando expostas à luz solar extrema.

Bem, dito isso. As células solares são feitas de silício cristalino. O silício derretido se mistura com gálio ou boro para formar “bolachas” chamadas lingotes de silício. O fósforo se adiciona ao silício e, junto com o gálio ou o boro, essas substâncias conferem ao silício sua capacidade elétrica.

Etapa 2 – Soldagem

As células solares são soldadas para formar um painel, geralmente entre 60 ou 72 células solares formam um painel.

Etapa 3 – Parte inferior

A parte inferior das células solares fica protegida pela instalação de uma folha traseira.

Etapa 4 – Parte frontal

Instala-se a frente do vidro. Isso permite que a luz seja filtrada pelas células solares e fornece uma camada protetora.

Etapa 5 – Selagem

Uma estrutura de metal ao redor do painel é selada com silício para fundir todas as camadas juntas.

Etapa 6 – Caixa de junção

Instala-se uma caixa de junção, que protege os fios elétricos do painel solar contra danos.

Etapa 7 – Testagem

Testa-se do painel solar, para certificar da qualidade e resistência. Depois de testados, os painéis estão prontos para serem despachados e instalados nos imóveis.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

CCEE Registra Recorde: Quase 11 Mil Consumidores Migrados para o Mercado Livre

Continue lendo

,

ANEEL estuda nova fiscalização contra abusos no Mercado Livre de Energia

Continue lendo

A produção de hidrogénio verde no Brasil

Continue lendo

Nova Decisão da ANEEL sobre Geração Distribuída e a Inversão de Fluxo

Continue lendo