Brasil entra no top 10 de países que mais instalaram energia solar em 2020

Publicado em de de

Em destaque no cenário internacional, Brasil alcançou a 9º colocação no ranking mundial de energia solar e ultrapassou a Holanda

O Brasil entrou na lista dos dez países que mais instalaram sistemas de energia solar no mundo em 2020. É o que mostram os dados da Agência Internacional de Energia (IEA) compilados pela Associação Brasileira de Energia Solar (Absolar).

O maior país da América Latina registrou 3,15 gigawatts (GW) em novos empreendimentos de geração solar ao longo do ano passado. Por consequência, alcançou a nona colocação do ranking global. O ranking, aliás, é liderado por China, Estados Unidos, Vietnã, Japão e Alemanha.

O desempenho, que levou o Brasil a superar a Holanda, foi o melhor já atingido pelo país. Anteriormente, o Brasil havia fica no top 10 em 2017, quando ficou na 10ª colocação. Em 2019, o país esteve em 12° lugar.

E 2021?

Questionada sobre projeções para 2021, a Absolar não quis fazer uma estimativa específica. Mas disse que “a expectativa é de subir no ranking”, dado o momento aquecido da indústria solar no país.

A entidade calculou que o setor solar movimentou cerca de 15,9 bilhões de reais em investimentos locais em 2020 Neste ano, porém, as projeções são otimistas: estimadas em 22,6 bilhões de reais.

Os fortes números vieram mesmo com o setor também sofrendo efeitos negativos da pandemia global de Covid-19, que teve o Brasil como um dos países mais atingidos. As importações de equipamentos solares por empresas no Brasil despencaram a partir de abril, sob impacto de medidas de isolamento decretadas por prefeituras e governos para tentar conter a disseminação do vírus, mas voltaram a crescer no segundo semestre.



ISSO PODE SER INTERESSANTE TAMBÉM:

Solução de atendimento a clientes com sistemas de energia solar em condição de alagamento

Continue lendo
energia solar

,

Energia solar: avanços e impacto na matriz elétrica brasileira

Continue lendo
brasil

Brasil na vanguarda da transição energética global com energia solar 

Continue lendo
espelhos orbitais

Espelhos orbitais: inovação na produção de energia solar 

Continue lendo